Botão de Pânico

Descrição

A App Botão de Pânico fornece à comunidade da Unicamp a possibilidade de registrar ocorrências dentro da área de cobertura nos três Campi da Unicamp (Campinas, Piracicaba e Limeira). Este serviço realiza a cobertura como um todo do Campus de Campinas (incluindo a Casa Prof. Pierre Montouchet, COTUCA, CPQBA, Fazenda Argentina, LUME e Moradia), Campus de Piracicaba (FOP) e Campus de Limeira (FCA), incluindo o COTIL. Quando acionado em situações de emergência, o aplicativo envia à Central de Segurança da Unicamp as coordenadas GPS (latitude e longitude) registradas pelo celular. Neste momento, um sinal sonoro é emitido na central de vigilância e o vigilante mais próximo é avisado via rádio. O tempo médio de resposta do atendimento às ocorrências nos testes preliminares foi de cinco minutos. Um atendente fará também um primeiro contato via celular com o usuário para obter informações complementares.

O aplicativo pode também ser acionado para solicitar o apoio da vigilância do campus em situações de agravo à saúde. A equipe do VIDAS (Veículo Interno de Atendimento em Saúde) será acionada e realizará o atendimento pré-hospitalar e transporte ao CECOM ou Unidade de Emergência Referenciada (UER) do HC em situações de agravo de saúde (urgências e emergências).

O Botão de Pânico também poderá ser utilizado quando o usuário estiver fora do campus. Nesse caso, a ferramenta oferecerá a opção de acionamento da Polícia Militar.

O aplicativo está disponível para as plataformas iOS e Android.

O aplicativo Botão de Pânico foi lançado em cerimônia solene no CONSU (Conselho Universitário) em 14 de outubro de 2015, e a partir deste momento, considerando sua característica inovadora e também pelo fato de que diversas empresas manifestaram seu interesse no aplicativo, foi registrada a patente do aplicativo e do software de monitoramento junto ao Instituto Nacional de Produção Industrial. Além disto, foi reconhecido como o 2o melhor projeto da Universidade no Prêmio PAEPE de 2016.

O que pode ser solicitado/utilizado

  • Download do aplicativo;
  • Criação de novas funcionalidades ou alterações no sistema;
  • Esclarecimento de dúvidas e registro de problemas.

Como solicitar/utilizar

Para fazer o download do Botão de Pânico:

  • Na plataforma Android, usando o dispositivo móvel, acessar o aplicativo “Play Store” e procurar por “panico unicamp”;
  • Na plataforma IOS, usando o dispositivo móvel, acessar o aplicativo “App Store” e procurar por “panico unicamp”.

Os QR Codes abaixo também podem ser utilizados para o download do aplicativo, usando-se um aplicativo leitor de QR code:

QRCODEQRCODE  

 

Quem pode solicitar/utilizar

  • A criação de novas funcionalidades ou alterações no sistema, esclarecimento de dúvidas e registro de problemas poderão ser feitos por qualquer usuário do aplicativo;
  • Para a utilização do aplicativo é importante ter o usuário Unicamp ativo.

Horário de atendimento no CCUEC

De segunda a sexta-feira, das 9h00 às 17h00.

Pré-requisitos (condições para solicitação/utilização)

Para utilizar o aplicativo o usuário deverá ter usuário Unicamp ativo.

Responsabilidades do usuário

Tempo para o primeiro atendimento

Até 2 dias úteis.

Tempo de Resolução

  • Até 1 dia útil no caso de esclarecimento de dúvidas ou registro de problemas;
  • Para novas funcionalidades/alterações carece avaliação e aprovação.

Disponibilidade

99,2%