Revisão do processo PATC

Objetivo

Revisar o processo PATC até junho de 2022. Prevê-se que no mês de julho, inicie-se o processo do PATC, quando os processos revisados poderão ser utilizados por todas as unidades e órgãos.

Início do projeto

Data estimada de conclusão

Data de conclusão

% Concluído

100

Gerente de projeto

Cristina Otsuka P. Frigerio

Partes interessadas

  • AEPLAN
  • CCUEC
  • CEMEQ
  • CITIC
  • DGA
  • Unidades e órgãos participantes do PATC

Justificativas

A nova gestão administrativa da UNICAMP busca, através da CITIC, uma Governança em TIC. O PATC - Plano de Atualização Tecnológica Continuada - faz parte da governança e procura alinhar os recursos tecnológicos da UNICAMP (software, hardware e equipes) com os objetivos de negócio da organização.

As características do PATC atual apontadas abaixo, motivaram o projeto para a sua revisão:

  • Processo manual, trabalhoso e sujeito a erros;
  • Aumento do número de clientes;
  • Ausência de sistema de informação para apoio ao processo;
  • Necessário rever os atores do processo;
  • Ausência da etapa de acompanhamento da execução e de prestação de contas.

Produtos

Produto PATC revisado.

Principais entregas

  • Mapa de Relacionamento;
  • Mapa de Processo atual e desconexões do processo “Levantar Demanda do Plano de Atualização Tecnológica - Manutenção”;
  • Planilha com principais atividades, datas/prazos e responsáveis dos processos “Levantar Demanda do Plano de Atualização Tecnológica - Essencial” e “Levantar Demanda do Plano de Atualização Tecnológica - Projeto”, conforme realizado no último ciclo.
  • Quanto ao processo “Repriorizar Demanda do Plano de Atualização Tecnológica”, ainda está em fase de definição pelos responsáveis.
     

Benefícios

  • Contemplar etapa de padronização dos itens;
  • Melhor gestão financeira, por meio de compras centralizadas;
  • Processo definido e bem divulgado;
  • Viabilizar patrocínio continuado;
  • Melhorar a transparência de todo o processo.
     

Informações complementares

O projeto foi encerrado após a fase de documentação do processo atual (“Levantar Demanda - Manutenção”) e uma projeção dos demais processos em relação às atividades (“Levantar Demanda - Essencial” e “Levantar Demanda - Projeto”), conforme realizado no último ciclo. A nova gestão propôs outro formato para o programa, com maior abrangência e atuação de novos atores. Desta forma, pode- se considerar que ainda encontra-se  em fase de adequação, reestruturação e percepção das melhorias que devem ser implantadas. 

A partir da análise do programa PATC 2022, que ainda está em execução, será possível destacar os pontos que precisam de melhorias.
Assim, entendemos que os processos estão imaturos para serem revistos e mapeados, pois não foram definidos por completo pelas instâncias superiores, sobre as várias questões e atividades abordadas.  

Cabe também destacar que, diferentemente dos PATC anteriores, há uma tendência a ser liberado pela Aeplan, 20%do orçamento total dos PATCs solicitados pelas Unidades e Órgãos a cada ano; ou seja, nos próximos 5 anos se completariam os 100% dos recursos necessários à demanda atual que foi muito volumosa. Dessa forma, é muito provável que não ocorra um novo ciclo do PATC este ano.
 

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