Retomada dos encontros com os administradores de rede

Data de publicação

Em novembro de 2022, foi realizado um encontro promovido pela equipe de redes e segurança da informação do CCUEC com os administradores de rede da Unicamp.

O evento, que ocorreu de forma presencial e online, marcou a retomada dos encontros entre os profissionais da área para repasse de informações, troca de conhecimento e de experiências.

Os integrantes da equipe de redes do CCUEC abordaram diversos assuntos de interesse da comunidade, tais como: 

  • Atualização do backbone e melhoria da conexão com a Internet, que em breve contará com duas conexões de 100 Gbps, fornecidas por duas redes distintas (RNP e Rednesp);
     
  • Solução corporativa NAT64, que permite a comunicação entre clientes com endereçamento unicamente IPv6 e serviços unicamente IPv4;
     
  • Atualização do serviço de rede sem fio, com a substituição do nome “Unicamp-Configuração” por “Unicamp Bem-vindo/Welcome” e redirecionamento automático para a página de instruções de configuração, que foi reformulada;
     
  • Oferecimento da opção das Unidades centralizarem a administração do DNS no CCUEC;
     
  • Parceria CTGCln (Câmara Técnica da Gestão de Campus Inteligente) + CCUEC + DEPI, que disponibilizou um mapa de posicionamento dos APs pelo campus em tempo real, além de trabalhar na elaboração do mapa “Projeto e dispositivos IoT”, com o objetivo de localizar os dispositivos IoT na Unicamp.

A questão da segurança também foi tratada durante o encontro. A equipe do CSIRT Unicamp alertou para as brechas na segurança e ressaltou a importância de se manter os ambientes computacionais sempre atualizados.

Na sequência houveram informes da área de telefonia sobre a implantação do sistema de telefonia VoIP, a meta é substituir todos os ramais analógicos que ainda estão ativos por ramais VoIP até fevereiro de 2024.

O evento terminou com a palestra de uma representante da empresa Ruckus, que apresentou as tecnologias Wi-Fi 6/6E/7, entre outros produtos do portfólio da empresa.

encontro adm redesencontro adm redes

Imagens do encontro