Projeto de Atualização dos Roteadores do Backbone da Rede da Unicamp

Data de publicação

O CCUEC concluiu o projeto voltado à atualização do backbone da rede de dados da Unicamp. O backbone consiste na parte da rede que conecta a Universidade à Internet e interliga as Unidades e Órgãos (inclusive aquelas externas ao campus de Barão Geraldo), além de incluir as conexões que atendem a Nuvem Unicamp, a rede sem-fio e demais serviços institucionais.

A versão anterior do backbone foi implementada em 2013. Nos últimos anos, com o esgotamento do endereçamento IPv4 e aumento do uso do endereçamento IPv6, as tabelas de roteamento tornaram-se maiores, trazendo problemas de desempenho para roteadores mais antigos, como estes.

Portanto, nesta etapa da atualização foram instalados dois novos roteadores, adquiridos com recursos FAPESP, dedicados à conexão da rede da Unicamp com as saídas para a Internet.  Estes novos equipamentos possibilitam que a rede possa acompanhar o crescimento da Internet, mantendo a estabilidade das nossas conexões.

A figura a seguir mostra o backbone da Unicamp no início do projeto. Os elementos de rede identificados na figura como sw-bb-tcNN são os equipamentos (roteadores) que conectam as Unidades e Órgãos à rede. Pela figura podemos ver que dois deles (sw-bb-tc01 e sw-bb-tc04) faziam também a função de ligação com a Internet, além de interligar as redes corporativas, com a Nuvem Unicamp e as Unidades externas (através das ligações com o Intragov e a RedeCOMEP Campinas).

ligações com o Intragov e a RedeCOMEP Campinas

 

Com a adição dos novos roteadores, a topologia do backbone também foi revista, criando-se conexões redundantes, em 10 Gbps, ligando os dois roteadores de saída para a Internet com cada um dos demais roteadores, como mostrado na figura abaixo. As linhas pontilhadas representam conexões redundantes para os roteadores do Intragov e da RedeCOMEP previstas para serem ativadas no início de 2022.

conexões redundantes para os roteadores do Intragov

 

Por fim, os novos equipamentos contam também com interfaces Ethernet de 40 ou 100 Gbps, o que permite expandirmos futuramente as conexões da Unicamp com a Internet, à medida que enlaces mais rápidos sejam disponibilizados pela RNP ou pela ANSP.