Projeto WiFi - Ampliação e modernização do serviço de rede sem fio institucional

Data de publicação

O Centro de Computação (CCUEC) finalizou em julho de 2021 um projeto que tratou da ampliação e modernização do serviço de rede sem fio (WiFi) institucional, aumentando significativamente sua cobertura (1600 pontos de acesso) e a velocidade do serviço nos campi de Campinas, Limeira e Piracicaba.

Para isso, foram adquiridos mais de 700 pontos de acesso WiFi com velocidade de até 1,733 Gbps que foram instalados em mais de 50 unidades/órgãos, salas dos Ciclos Básicos I e II e em várias ruas do campus de Campinas.

Ainda com relação ao serviço de rede sem fio, foi possível melhorar sua capacidade e a resiliência da infraestrutura, além de reduzir gastos e padronizar o acesso aos usuários com a centralização da gerência do serviço rede WiFi das unidades no Centro de Computação.

Iniciado em 2017, este projeto foi dividido em 4 grandes fases:

 

1 - Reformulação da infraestrutura de apoio ao serviço, buscando aumentar sua resiliência

Nesta primeira etapa, o foco do projeto foi a substituição dos roteadores e dos demais ativos que compõem a infraestrutura de apoio ao serviço (incluindo switches, servidores de autenticação e banco de dados) que, aliada à habilitação de um segundo site para hospedagem desses ativos, resultou no aumento da disponibilidade e da resiliência de toda solução. Além da substituição de ativos, esta etapa também foi responsável pela readequação do uso das frequências de rádio dos pontos de acesso WiFi e da alocação centralizada e otimizada dos endereços de rede IP (IPv4 e IPv6) utilizados pelos clientes do serviço.

 

2 - Modernização dos controladores e dos pontos de acesso da rede WiFi

A segunda etapa do projeto teve início com um questionário enviado aos Administradores de Redes dos órgãos/unidades da Unicamp, para coletar informações sobre a presença e o uso de redes WiFi na universidade. Com os dados obtidos, foi possível traçar um plano de atualização tecnológica dos controladores e dos pontos de acesso WiFi, visando o atendimento das unidades que já utilizavam o serviço centralizado disponibilizado pelo CCUEC, além daquelas que demonstraram interesse em realizar a sua adesão.

A partir deste levantamento e com o apoio da Coordenadoria Geral da Universidade (CGU), por meio de investimentos disponibilizados pelo Planes UNICAMP e pelo Projeto FINEP CT-INFRA-2014, o CCUEC realizou a aquisição de 743 pontos de acesso, dotados de tecnologia mais moderna e já preparados para atender inclusive as demandas de Internet das Coisas (IoT). A distribuição desses pontos de acesso seguiu critérios definidos em conjunto com a Coordenadoria Integrada de Tecnologia da Informação e Comunicação (CITIC), e possibilitou a substituição de 639 pontos tecnologicamente defasados, presentes nas seguintes unidades: BC, CBMEG, CCS, CCUEC, CECOM, CEL, CEMEQ, CEMIB, CENAPAD, CEPETRO, CIDDIC, CMU, COTUCA, CPO, CPQBA, DEDIC, DGA, DLIE, EDITORA, FCM, FEA, FEAGRI, FEEC, FEF, FENF, FEQ, FOP, Gastrocentro, HC, Hemocentro, IA, IB, IC, IE, IEL, IG, INOVA, IQ, LabJor, LacTAD, NEPAM, NEPO, NEPP, NIED, NIPE, PG, Prefeitura, PROEC, Reitoria, SEC, SIARQ e SVC.

Além disso, para suportar o aumento na demanda pela centralização e elevar os níveis de disponibilidade do serviço, o CCUEC investiu também na modernização dos controladores de rede WiFi, equipamentos responsáveis por toda a gestão centralizada e inteligente da solução. Esta nova geração de controladores utiliza os benefícios da virtualização, permitindo a implantação de cenários de gestão compartilhada com as unidades, diminuindo os custos de suporte com hardware e facilitando futuras expansões na capacidade de atendimento.

 

3 - Centralização do serviço de rede WiFi

Em paralelo à modernização dos controladores e pontos de acesso WiFi, o projeto investiu também na conscientização das unidades, incentivando a centralização do serviço de rede WiFi (sob a gestão do CCUEC), buscando a otimização de seu uso e dos investimentos atuais e futuros. Ao final do projeto, 22 novas unidades aderiram ao modelo de gestão centralizada do serviço (representando um aumento de 40% na quantidade de unidades centralizadas): AEPLAN, CEB, DGRH, Editora, FCM, FEAGRI, FEEC, FEF, FEQ, Gastrocentro, HC, IC, IE, IEL, IFCH, LabJor, NIED, PG, Reitoria, SAE, SG e SIARQ.

Atualmente, restam ainda 11 unidades que optaram por não aderir ao modelo centralizado (representando 14% do total de unidades). O CCUEC continuará investindo na conscientização das unidades, buscando aumentar ainda mais a adesão ao modelo centralizado

 

4 - Ampliação da cobertura de sinal da rede WiFi

O projeto também ampliou a cobertura da rede WiFi, a partir da instalação de:

- 44 novos pontos de acesso internos, atendendo a demanda apresentada por 17 unidades (AEPLAN, CECOM, CEMEQ, COTUCA, DEDIC, DGA, DLIE, FCF, HC, Hemocentro, IEL, LacTAD, NEPP, NIED, Prefeitura, Reitoria e SEC) ;

- 36 novos pontos de acesso nas salas de aula dos Ciclos Básico I e II, garantindo a presença da rede WiFi em todas as salas de aulas desses espaços;

- 25 novos pontos de acesso externos, com apoio do Projeto Campus Tranquilo, o que possibilitou a melhoria da cobertura do sinal em áreas externas e estacionamentos do campus de Campinas.

Com esta ampliação de cobertura, o serviço passou a atender um número maior de usuários, além de proporcionar uma melhor experiência no uso da rede WiFi, tanto na mobilidade dos usuários durante seu uso, quanto na velocidade e na estabilidade dos acessos.