CCUEC oferece serviço de Backup Corporativo

O CCUEC (Centro de Computação) oferece o serviço de backup remoto para todas as unidades e órgãos da universidade, facilitando o armazenamento das informações e dados existentes da UNICAMP.

A infraestrutura para backup foi adquirida no projeto de centralização de infraestrutura da universidade, com intuito de agilizar e otimizar as cópias de segurança para as unidades e órgãos.

A tecnologia baseada em software open source provê eficiência e desempenho, além de garantir segurança a preservação de dados a longo prazo.

A solução utiliza tecnologia LTO-7 da fabricante Quantum SCALAR i6 com 8 drives e 700 slots, adquirida através de licitação e possui capacidade máxima de armazenamento de 5PB (petabytes) de dados. Os cartuchos utilizados são de 6TB (terabytes) e podem chegar a 15TB quando os dados forem compactados.

Os principais benefícios do serviço de backup corporativo são:

• A centralização e uso compartilhado do serviço pelas unidades e órgãos;
  • Redução de custos ao utilizar cartuchos para o armazenamento;
  • Otimização de profissionais de TIC, liberando tempo da manutenção para uma solução local de backup na própria unidade;
  • Ampliação da capacidade de armazenamento para as informações e dados da universidade.

Atualmente o serviço de backup atende 26 unidades e órgãos da universidade, totalizando aproximadamente 1.20 PB de dados armazenados na estrutura, esse volume representa aproximadamente 20% da sua capacidade e está disponível para receber novas demandas.

A utilização é recomendada para as unidades e órgãos que possuem interesse em armazenar uma cópia de seus dados ou não dispõe de infraestrutura local própria.

Para aderir à utilização do serviço de Backup Corporativo do CCUEC, basta fazer a solicitação através do catálogo de serviços do CCUEC, no link: https://www.ccuec.unicamp.br/ccuec/servicos/backup-e-restore.

Instrução CCUEC 01 01/11/2014