Primeira consulta para Reitor realizada totalmente de forma eletrônica

Data de publicação

A Comunidade Universitária da Unicamp acompanhou nesse ano de 2021 mais um avanço no processo de digitalização: a Consulta à Comunidade para Sucessão do Reitor - 2021 (Mandato - 2021/2024) foi realizada através do Sistema e-Voto, possibilitando aos eleitores realizarem a votação de forma eletrônica, com segurança e sem complicações.
 
O CCUEC, como um todo, vem atuando e aprimorando há mais de cinco anos,  este sistema e o ambiente computacional no qual está implantado para oferecer um serviço de votação eletrônica seguro, confiável e de fácil utilização. Vale lembrar que no e-Voto já foram realizadas todas as Eleições CONSU (Docentes, Servidores Técnico-administrativos, Discentes de Graduação e Discentes de Pós-Graduação), CIPA, ConTIC, entre outras.

O Sistema e-Voto possibilita grande agilidade e redução de custos no processo eleitoral como um todo, pois é realizado de forma eletrônica na Web. Na Consulta à Comunidade para Sucessão do Reitor - 2021, por exemplo, foi possível eliminar o uso de cédulas em papel, aluguel de totens para organizar filas de votação, convocação de mesários e apuradores. O número de fiscais foi reduzido ao mínimo necessário e, por fim, a apuração foi realizada em pouco mais de 10 minutos, o que acelerou a divulgação do resultado final.

Esse trabalho é um marco na história do CCUEC e da UNICAMP, sendo a primeira consulta para Reitor realizada totalmente de forma eletrônica.