NOVEMBRO AZUL - JUNTOS CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Novembro Azul é um movimento mundial que acontece durante o mês de novembro para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

A doença é o tipo de câncer mais comum entre os homens a partir de 50 anos, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), no Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata.

O câncer de próstata, na maioria dos casos, cresce de forma lenta e não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem. Em outros casos, pode crescer rapidamente, se espalhar para outros órgãos e causar a morte. Esse efeito é conhecido como metástase.

Na fase inicial a doença não apresenta sintomas e quando alguns sinais aparecem, cerca de  95% já estão em fase avançada, dificultando a cura, como dor óssea, dores ao urinar, vontade de urinar com frequência e presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

Existem alguns fatores que podem aumentar as chances de um homem desenvolver câncer de próstata. São eles:

•     Idade: o risco aumenta com o avançar da idade. No Brasil, a cada dez homens diagnosticados com câncer de próstata, nove têm mais de 55 anos.

•     Histórico de câncer na família: homens cujo o pai, avô ou irmão tiveram câncer de próstata antes dos 60 anos, fazem parte do grupo de risco.

•     Sobrepeso e obesidade: estudos recentes mostram maior risco de câncer de próstata em homens com peso corporal mais elevado.

A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal e sobre o exame de sangue PSA. Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal. Outros exames poderão ser solicitados se houver suspeita de câncer de próstata.

O CCUEC apoia a campanha “Novembro Azul”.