Outubro Rosa

Data de publicação

Outubro Rosa

Mundialmente no mês de outubro é realizado o movimento de prevenção ao câncer de mama. A Campanha Outubro Rosa teve início em 1990, em Nova York, durante o evento “Corrida pela cura”, em que arrecadou fundos para a pesquisa realizada pela instituição Susan G. Komen Breast Cancer Foundation.

No Brasil a primeira ação ocorreu em 2002, no Parque Ibirapuera, em São Paulo com a iluminação cor-de-rosa do Obelisco Mausoléu ao Soldado Constitucionalista. A partir de 2008 as ações se tornaram mais frequentes, deixando clara a mensagem de que a prevenção é necessária.

O câncer de mama é o tipo de doença mais comum entre as mulheres no mundo. No Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o percentual de novos casos a cada ano é de 29%. Além das mulheres, homens também estão propensos a desenvolver o câncer de mama, em casos raros, representando apenas 1% do percentual.

Não há uma causa única para o seu surgimento. São vários os fatores de risco que aumentam a chance do desenvolvimento da doença. Mulheres a partir de 50 anos têm maior propensão ao câncer de mama e dados mostram que quatro a cada cinco casos acomete mulheres a partir dessa idade.

 

 

O diagnóstico, quando realizado em sua fase inicial, aumenta em 95% as chances de cura, sendo possível o uso de tratamentos menos agressivos ao paciente. É importante que todas as mulheres conheçam seu corpo, independente da idade, para que saibam o que é normal em suas mamas. Sempre que estiverem confortáveis (seja no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano), é recomendado que realizem o autoexame, para que possam descobrir se há alterações. A maioria dos casos é descoberto pelas próprias mulheres. 

 

Como realizar o autoexame

 

 

É preciso ficar atento aos diversos sinais:

  • Nódulo (caroço), fixo e geralmente indolor: é a principal manifestação da doença, estando presente em cerca de 90% dos casos quando o câncer é percebido pela própria mulher;

  • Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja;

  • Alterações no bico do peito (mamilo);

  • Pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço;

  • Saída espontânea de líquido anormal pelos mamilos.

Caso identifique alguma alteração procure os serviços de saúde para avaliação médica. 

Além de estar atenta ao próprio corpo, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que mulheres de 50 a 69 anos, a cada dois anos, realizem a mamografia de rastreamento, prevenindo os riscos de mortalidade por câncer de mama.

Para mais informações sobre o assunto acesse: saude.gov.br/cancerdemama

O Centro de Computação da Unicamp apoia a “Campanha Outubro Rosa”.