Ações realizadas pelo CCUEC em prol da sustentabilidade ganham destaque no primeiro evento "Lixo Zero"

Data de publicação

Logo na entrada do CCUEC, os mascotes Tina e Valdo recepcionam os visitantes. Os pinguins de gesso ficam no balcão e são porta-vozes de mensagens em prol do meio-ambiente sustentável, não é a toa que foram nomeados de Sustentina e Sustenvaldo.

A campanha de conscientização ambiental do CCUEC, que foi iniciada por um grupo de funcionários em 2013 a pedido da superintendência, dá bons resultados até os dias de hoje. Rosângela Aparecida Vialta e Paulo Ferreira da Silva, que fizeram parte do grupo que idealizou a campanha, comemoram a eliminação de quase cem por cento dos copos descartáveis.

O CCUEC, que consumia cerca de 20 mil copos plásticos por mês, reduziu drasticamente para 100 copos a cada seis meses, graças às canecas de inox distribuídas na campanha. O projeto também trouxe outras melhorias para o Centro de Computação, que reduziu cerca de 30% de lixo produzido, trocou os vasos sanitários para modelos mais modernos que utilizam menos água e também passou a reutilizar o resíduo do café como adubo.

A ação continua, sempre em busca de melhorias sustentáveis para o local. Em breve todas as lâmpadas serão substituídas por lâmpadas de led, que consomem menos energia elétrica.

Confiram, na íntegra, a matéria publicada no Portal Unicamp.

Pinguins da Sustentabilidade