Entenda como a Internet das Coisas irá revolucionar o mundo

Data de publicação

A sigla IoT, Internet of Things ou Internet das Coisas no português, foi criada pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e utilizada pela primeira vez pelo pesquisador britânico Kevin Ashton.

A Internet das Coisas é, na verdade, uma revolução tecnológica que permite com que objetos, dispositivos e aparelhos eletrônicos possam se conectar de maneira inteligente através da internet, podendo trocar informações e interagir entre sí . Essa nova tecnologia garante facilitar significativamente todas as áreas, beneficiando tanto as pessoas quanto as empresas.

A IoT já é uma realidade e aos poucos vem ganhando cada vez mais espaço em todo o mundo. As empresas automobilísticas que aderem a Internet das Coisas por exemplo, conseguem monitorar constantemente os insumos para que haja uma reposição imediata, conseguem também regular os equipamentos automaticamente através de sensores que avaliam as condições do ambiente, permitindo com que haja economia e melhoria nos serviços prestados.

Outro exemplo do uso da Tecnologia das Coisas é o protótipo Mobii, que está sendo desenvolvido pela empresa Ford em parceria com a Intel. Através da IoT o carro fará o reconhecimento facial do motorista com o intuito de evitar roubos e também oferecer informações de seu gosto, recomendar músicas e dar orientações.

Segundo dados publicados pela IHS Quartely, estima-se que até o ano de 2025 haja 50 bilhões de dispositivos conectados à internet, número quatro vezes maior comparado ao ano de 2013, que possuía 12,1 bilhões.

Referências:

IHS Quartely - http://cdn.ihs.com/www/IHS-Quarterly-Q1-2014.pdf

Associação brasileira de Internet das Coisas - http://abinc.org.br/abinc/

Tudo sobre IOT - http://tudosobreiot.com.br/OQUEEIOT