Serviço de Conferência Web, agora, é baseado na plataforma Mconf

Data de publicação

O serviço de Conferência Web, disponibilizado pelo Centro de Computação em parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa – RNP, mudou. Agora ele é baseado na plataforma Mconf, uma solução de código aberto implementada pela RNP, que permite um número maior de salas e três vezes mais participantes simultâneos.

 

O Mconf veio para substituir o Adobe Connect (AC), que possuia limitações de número de salas e de participantes simultâneos e requeria grande investimento de recursos financeiros por possuir licenças de uso.

 

A nova plataforma pode ser utilizada para realizar reuniões de equipe, defesas de teses e dissertações, transmissão de webinars ou eventos, capacitação, treinamentos e ensino a distância (EAD).

 

Possibilita, também, a economia de recursos e de tempo, pois os participantes podem interagir uns com os outros, mesmo estando distantes geograficamente, utilizando um computador ou um dispositivo móvel. Basta ter um navegador instalado, um headset e uma conexão com a internet para organizar e participar de reuniões com recursos avançados de comunicação e colaboração, tais como:

 

  • Compartilhamento de áudio;

  • Compartilhamento de vídeo por webcam;

  • Compartilhamento de documentos nos mais diversos formatos;

  • Compartilhamento de desktop;

  • Bate-papo público ou privado;

  • Gravação de reuniões.

Com o aumento do número de salas virtuais disponíveis para a Unicamp, será possível oferecer uma sala para as unidades/órgãos que quiserem indicar um representante, desde que comprovem a demanda pelo serviço.

 

Outra novidade é a possibilidade de se criar comunidades para atender a projetos e grupos específicos.

 

O Mconf usa a tecnologia webRTC, que tem como principal vantagem prover uma qualidade superior de áudio nas reuniões com um mínimo de uso da rede.

 

Saiba mais, acessando a página do serviço.