Expansão da Rede Sem Fio Institucional

Data de publicação

A área de Redes e Segurança da Informação do CCUEC está implementando várias medidas que visam a expansão da rede sem fio institucional.

Para incentivar o uso desse serviço pela comunidade universitária foi realizado um trabalho de doação de APs, antenas mais antigas que estavam em perfeito estado de funcionamento.

Foram priorizados órgãos menores que não possuem recursos financeiros para aquisição desse tipo de equipamento. Ao todo foram atendidos 19 órgãos e foram doadas 56 APs. Todas estão conectadas e são gerenciadas pelos controladores de rede sem fio do CCUEC e divulgam os SSIDs eduroam, Unicamp-Visitante e Unicamp-Configuração.

Foi realizada, também, a troca do certificado digital da rede sem fio eduroam. Até então era utilizado o certificado digital assinado pela AC Unicamp que será descontinuada. Com essa atualização o serviço está utilizando os certificados digitais assinados pela Globalsign que são automaticamente reconhecidos pela maioria dos sistemas operacionais.

Acesse o Portal CCUEC   e confira os tutoriais atualizados referentes ao serviço.

Em 2017 esse serviço atendeu 51.315 usuários distintos sendo: 35.682 pela rede sem fio eduroam e 15.633 pela Unicamp-Visitante.