Unicamp firma parceria com a Microsoft

Foi firmada recentemente uma parceria entre a Unicamp e a Microsoft para uso da suíte de aplicativos online Microsoft Office 365 Education. Esta suíte agrega diversas ferramentas para uso no dia a dia, em atividades de ensino, pesquisa, extensão e administrativas.

Dentre as ferramentas, podemos destacar:

• Office Online (Word, Excel e PowerPoint): criação e edição de documentos, planilhas e apresentações, com destaque para os recursos de compartilhamento de arquivos e colaboração;

• OneNote: criação e edição de blocos de notas, plataforma para criação de cursos para ensino à distância, dentre outros recursos;

• OneDrive: armazenamento de arquivos e sincronização com dispositivos móveis e computadores;

• Skype For Business: mensagens instantâneas, reuniões e conferências com áudio e vídeo em alta definição (HD);

• Outlook: serviço de e-mail.

Todos os usuários corporativos - alunos, professores e funcionários Unicamp e Funcamp - podem utilizar o Office 365. Cada usuário tem uma conta de e-mail associada, no formato usuário@m.unicamp.br, que pode ser acessada pela ferramenta Outlook. Essa conta de e-mail não é uma conta institucional da Unicamp, portanto o seu uso é facultativo.

A parceria com a Microsoft seguiu o princípio de proporcionar opções de ferramentas como recurso de apoio ao ensino e à pesquisa. A diversidade de áreas de conhecimento e os diferentes níveis de familiaridade com a tecnologia na Unicamp, indica a necessidade de se colocar à disposição da comunidade o maior número possível de recursos tecnológicos para apoio às atividades de ensino.

O uso das ferramentas do Office 365 é aderente a Instrução Normativa ConTIC-IN- 01/2019. Neste contexto, destacamos o Capítulo I - Das Normas de Uso e Segurança dos Recursos Computacionais e o Capítulo V - Da Privacidade de Comunicação Eletrônica e Arquivos de Computadores.

O acesso deve ser realizado pelo endereço http://office365.unicamp.br/. A identificação a ser utilizada é a mesma empregada para acesso à rede sem fio, email corporativo e outros serviços.

»»» Saiba mais e use o serviço «««