Unicamp firma acordo com a Google para uso de aplicativos para educação

A Unicamp firmou um acordo com a Google para estabelecer um canal de uso, para a toda a comunidade universitária, dos recursos que fazem parte do serviço Google Apps for Education. Este serviço consiste de um pacote de ferramentas gratuitas para a colaboração em sala de aula, como vídeos, correio eletrônico, listas de discussão, agenda, editores de texto, planilhas, e tudo sem limitação quanto ao uso de espaço em disco.

O principal serviço disponibilizado foi o Google Sala de aula, voltado diretamente para o ensino. Os demais aplicativos, como Gmail, Calendário, Contatos, YouTube, Drive, entre outros, estão disponíveis para todos os usuários Unicamp e Funcamp desde o dia 11 de janeiro deste ano.

Com o intuito de divulgar os recursos do acordo para a comunidade Unicamp, foi promovido, no dia 8 de abril, um evento conjunto com a Google. O evento foi organizado pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) e pelo Grupo Gestor de Tecnologias Educacionais - GGTE com transmissão ao vivo pela Internet. As palestras estão disponíveis para visualização no Portal do GGTE.

Toda a comunidade Unicamp já está habilitada a acessar estes recursos, bastando para isto fazer sua autenticação com o usuário e senha do sistema de segurança da Unicamp (SiSe). Esta autenticação é a mesma utilizada para acesso à rede sem fio da Unicamp. Também os alunos dos colégios técnicos da Unicamp, Cotuca e Cotil, poderão em breve fazer uso destes recursos.

O usuário deve aceitar os termos de uso do serviço da Unicamp e da Google. No mesmo link existe uma lista das perguntas mais frequentes com as principais dúvidas sobre o serviço.

Saiba mais

Os interessados em obter mais informações sobre o acordo com a Google podem entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Usuário do CCUEC pelos telefones 3521-2221 ou 3521-2222. Para auxílio pedagógico no uso da ferramenta Google Sala de Aula, entre em contato com a equipe do GGTE pelo telefone 3521-2264.