Alunos dos colégios técnicos já podem acessar serviços corporativos

O acesso a um grande número de serviços corporativos da Unicamp se dá por meio de um nome de usuário e senha mantidos por meio do Sistema de Segurança da Unicamp. Como os colégios técnicos possuem sistemas próprios para cadastro de seus alunos, os dados não se integravam à base do sistema SiSe/LDAP, que consolida informações da DAC, DGRH e Funcamp. Com o objetivo de propiciar à comunidade de alunos dos colégios técnicos acesso aos diversos recursos já disponíveis, o CCUEC, em conjunto com as equipes técnicas dos colégios, desenvolveu uma metodologia de comunicação por meio de webservices que irá permitir que os dados dos alunos passem a integrar a base do sistema SiSe/LDAP.

Com esta integração, os alunos dos colégios técnicos poderão utilizar os recursos oferecidos no âmbito do acordo com a Google, de uso irrestrito de diversas ferramentas como Youtube, Gmail, Google Drive e também do ambiente Google Sala de Aula, além dos demais recursos já oferecidos pela Unicamp, como acesso à rede sem fio, uso de diversos sistemas, rede VPN, Botão de Pânico, Unicamp Serviços, entre outros.

De forma ágil, fácil e segura, o autorizador de TI do Colégio Técnico possui permissão para realizar cadastros, atualizações e cancelamentos via serviços web, onde o aluno cadastrado passa a possuir um par único de usuário (username/senha) para acesso aos vários serviços já mencionados. É possível também realizar consultas de alunos e verificar o status de usernames no sistema.