Unicamp lança aplicativo para auxiliar sua comunidade em situações de emergência

Data de publicação

A Unicamp lançou no dia 14 de outubro de 2015, um aplicativo para dispositivos móveis chamado Botão de Pânico.

Este aplicativo fornece à comunidade da Unicamp a possibilidade de registrar ocorrências dentro da área de cobertura do Campus da Unicamp, CPQBA, Moradia Estudantil e LUME. Quando acionado em situações de emergência, o aplicativo envia à Central de Segurança da Unicamp as coordenadas GPS (latitude e longitude) registradas pelo celular. Neste momento, um sinal sonoro é emitido na central de vigilância e o vigilante mais próximo será avisado via rádio. O tempo médio de resposta do atendimento às ocorrências nos testes preliminares foi de cinco minutos. Um atendente fará também um primeiro contato via celular com o usuário para obter informações complementares.

O aplicativo pode também ser acionado para solicitar o apoio da vigilância do campus em situações de agravo à saúde. A equipe do VIDAS (Veículo Interno de Atendimento em Saúde) será acionada e realizará o atendimento pré-hospitalar e transporte ao CECOM ou Unidade de Emergência Referenciada (UER) do HC em situações de agravo de saúde (urgências e emergências).

O aplicativo conta com um recurso que registra as informações sobre cada solicitação como o dia, local, o acionador e o vigilante responsável pelo monitoramento. Esse conjunto de dados ajudará a avaliar o aplicativo e auxiliará no planejamento de novas ações na área de segurança.

O Botão de Pânico também poderá ser utilizado quando o usuário estiver fora do campus. Nesse caso, a ferramenta oferecerá a opção de acionamento da Polícia Militar

Segundo o Reitor José Tadeu Jorge a Unicamp está comprometida com a busca por novas soluções para ampliar a segurança dos integrantes da comunidade interna e visitantes, trabalhando para que o índice de violência seja zero.

Tópicos da notícia