Redes sem fio Eduroam e Unicamp-Visitante registram mais de 27 milhões de acessos em 2015

O Centro de Computação da Unicamp - CCUEC, disponibiliza o serviço de rede sem fio para a Unicamp por meio de duas redes: eduroam e Unicamp-Visitante.

Durante o ano de 2015 (dados referentes ao período de janeiro à setembro), mais de 23 mil pessoas utilizaram o serviço, gerando um número superior a 27 milhões de acessos e 124TB (terabytes) de dados trafegados nestas redes. Destes acessos, 76% foram realizados por alunos, 20% por docentes e 4% por funcionários da Universidade.

Nos campi de Campinas e Limeira, o uso da rede sem fio eduroam atrai usuários de diferentes unidades de ensino e pesquisa da Unicamp e dos órgãos administrativos. As dez unidades que mais acessaram a rede sem fio eduroam em 2015 foram a FCM, IFCH, FEM, HC, IC, FEEC, FE, REITORIA, DAC e IQ. É importante destacar que os acessos citados ocorreram não somente no interior das unidades, mas também em locais diversos da universidade e mesmo fora dela.

Um dos principais papéis prestado pelo serviço eduroam é a possibilidade da realização do roaming entre as instituições participantes. Durante o ano de 2015, mais de 1.500 usuários de outras instituições de ensino utilizaram a rede eduroam aqui na Unicamp.

A Rede eduroam

O projeto eduroam (Education Roaming) tem como principal objetivo fornecer mobilidade de acesso em redes sem fio entre instituições participantes. Por meio desta iniciativa, membros de uma instituição poderão obter acesso às redes sem fio das demais, de forma simples e segura, utilizando para autenticação as credenciais de acesso de sua instituição de origem. Na prática, basta o interessado procurar por uma rede sem fio chamada eduroam e se conectar a ela usando o mesmo usuário e a mesma senha cadastrados na Unicamp. O mesmo é válido para pesquisadores de outras instituições participantes do projeto que visitam a Unicamp, ou seja, eles também podem se conectar à rede sem fio da Unicamp (que também divulga o nome eduroam) usando as credenciais de sua instituição de origem.

São várias as instituições (universidades, centros de pesquisa etc) de todo o mundo que participam do projeto. Uma lista detalhada por continente pode ser obtida na página oficial do projeto.

Saiba mais sobre como se conectar às redes eduroam e Unicamp-Visitante.