Tamanho da senha para acesso aos sistemas web pode conter agora até 128 caracteres

As senhas para acesso aos sistemas Web da Unicamp e aos serviços acessíveis através do serviço de diretórios LDAP, como por exemplo a rede sem fio, podem agora conter de 8 até 128 caracteres. Esta mudança teve por objetivo dar mais flexibilidade à comunidade usuária para a criação de senhas mais seguras e também mais fáceis de serem memorizadas. Este novo tamanho facilita o uso de senhas criadas por meio de frases longas, as chamadas passphrases, que ao mesmo tempo em que oferecem maior segurança, são mais fáceis de serem lembradas por meio de técnicas mnemotécnicas.

Esta ação faz parte de uma iniciativa mais ampla que visa aumentar a segurança das senhas armazenadas no serviço de diretórios LDAP. Como um único par usuário e senha garante o acesso a vários sistemas corporativos e estratégicos da universidade, além de acesso aos seus emails do domínio "@unicamp.br", é fundamental que o nível de segurança desta senha seja cada vez mais alto, sem com isto impor ao usuário a obrigatoriedade de utilizar senhas de difícil memorização.

Além da ampliação do número de caracteres que uma senha pode conter, o usuário pode também cadastrar informações pessoais que possam ser usadas para auxiliar na recuperação de acesso à sua conta. Esta pergunta deve refletir uma informação sigilosa, que apenas o usuário conhece e serve para que o sistema possa verificar sua identidade. São cadastradas duas informações: um endereço de email alternativo e uma pergunta e resposta, como por exemplo, "Qual o nome de seu primeiro animal de estimação?". A pergunta é de livre redação e o usuário pode escolher aquela que melhor se adeque às suas necessidades. Ao solicitar a recuperação de acesso ao seu usuário Unicamp, o usuário pode optar em fornecer o email alternativo ou responder à pergunta. Se optar pela recuperação de acesso à sua conta através de seu email alternativo, o usuário receberá uma mensagem no endereço eletrônico alternativo com as instruções para recuperar seu acesso. Se optar pela recuperação de acesso à sua conta através da pergunta secreta, a troca da senha é feita via web.