Portal CCUEC adota estilo responsivo

Data de publicação

O Portal CCUEC, que utiliza o sistema de gerenciamento de conteúdo Drupal, foi reformulado recentemente para poder melhor adaptar a exibição de seu conteúdo aos diversos tipos de dispositivos hoje em uso, como smartphones, tablets e computadores pessoais.

Portais configurados com um estilo flexível são também conhecidos como responsivos. Em smartphones a navegação a experiência de uso em portais não responsivos se torna extremamente dificil e limitada, visto que o usuário precisa redimensionar o texto frequentemente e usar as barras de rolagem para ler o conteúdo.

As estatísticas indicam que em 2014 o número de acessos à internet a partir de dispositivos móveis ultrapassou o número de acessos a partir de computadores de mesa.

Em resposta a esta tendência, a Google começou a penalizar, por meio de alterações em seu mecanismo de busca, aqueles portais que não possuam um projeto gráfico responsivo. Desde o dia 21 de abril, a compatibilidade de um site com dispositivos móveis se tornou um fator para sua classificação nos resultados de busca da Google. Em termos práticos, os sites que não possuam uma configuração flexível (responsiva) passarão a receber menos recomendações do mecanismo de busca da Google.

A Google oferece uma ferramenta para analisar se o seu site está de acordo com as políticas de responsividade que o mecanismo considera relevante. Essa ferramenta chama-se Mobile Friendly Test. Para usá-la basta inserir a url do portal que se deseja avaliar e a ferramenta gera um diagnóstico quanto à responsividade do portal.

Este teste, além de avaliar o nível de responsividade do portal, oferece também tutoriais sobre como tornar portais web responsivos.

É fundamental que se faça uma avaliação do nível de responsividade dos portais web, tanto no intuito de se oferecer uma melhor experiência de uso por parte dos usuários, como também para garantir uma boa colocação no ranking de busca, com especial destaque para a Google.

 

Tópicos da notícia