Repositório Colaborativo de Ativos de Software

O Centro de Computação da Universidade de Campinas, CCUEC, disponibilizou, a partir de 01 de junho, o Repositório Colaborativo de Ativos de Software, desenvolvido pela Divisão de Desenvolvimento de Sistemas, DDS, que atuou nesta solução com o objetivo de viabilizar o compartilhamento de softwares ou componentes de software, otimizar e sistematizar um canal de comunicação e compartilhamento de soluções de TIC pela comunidade UNICAMP.

Segundo Barry W. Boehm, Engenheiro de Software americano, conhecido por suas inúmeras contribuições para a área de Engenharia de Software, evitar trabalho desnecessário representa 47% da economia de custos no desenvolvimento de software.

As equipes de TIC de cada unidade/ centro ou núcleo da universidade realizam esforços na construção de sistemas de informação e implantação de soluções, visando automatizar suas atividades administrativas e acadêmicas. É muito comum que essas unidades tenham necessidades semelhantes e a possibilidade de uma determinada solução já ter sido desenvolvida é muito grande.

Hoje, é necessária a comunicação entre os profissionais de TIC das unidades para a verificação da existência de uma solução ou sistema que atenda necessidades comuns. Isso demanda tempo no contato com as diferentes unidades, requer a disponibilidade de um profissional para avaliação da demanda e do software e posterior compartilhamento, caso a solução já tenha sido desenvolvida.

Caso esta comunicação não tenha sido estabelecida ou tenha ocorrido alguma falha no processo de comunicação, uma equipe de TIC certamente gastará tempo e recursos no esforço de desenvolver um sistema de informação, componente de software ou solução de TIC que outra unidade talvez já tenha desenvolvido, testado e já esteja sendo utilizada no dia-a-dia, gerando perda considerável de tempo e retrabalho.

Citando um exemplo, o Sistema de Arquivos da Universidade Estadual de Campinas, SIARQ, necessitava de uma solução que escaneasse documentos à procura de vírus e o Centro de Computação da Universidade, CCUEC, já havia desenvolvido um software com essa finalidade, possibilitando o reuso do mesmo pelo SIARQ que economizou aproximadamente 120 horas em projeto de desenvolvimento (pesquisar, construir, testar e validar a performance da solução).

Nesse cenário, este sistema colaborativo facilitará a gestão do conhecimento, o reuso das soluções desenvolvidas pelas unidades e o Repositório facilitará a execução de trabalhos em grupos diminuindo as barreiras impostas pelo espaço físico e pelo tempo.

O Repositório Colaborativo de Ativos de Software estará disponível no https://softwareparareuso.unicamp.br, podendo ser acessado por todos que possuem conta LDAP da Unicamp. É um software de fácil acessibilidade, que permitirá ao usuário propor melhorias/adaptações nas soluções compartilhadas que poderão ser incorporadas nas futuras versões destas.

Reuse e adapte os ativos de software disponíveis no Repositório conforme a necessidade de sua unidade.

Promova esse esforço colaborativo compartilhando os softwares desenvolvidos por sua unidade!