CCUEC realiza migração do gerenciador de banco de dados dos sistemas administrativos e acadêmicos da Unicamp

Data de publicação

Em junho de 2014 foram feitas atualizações dos servidores de banco de dados que são utilizados pelos sistemas corporativos administrativos e acadêmicos da Unicamp. A atualização consistiu na mudança da versão do software do banco de dados IBM/DB2 da versão 9.5 para a versão 10.5. Este banco de dados está em uso na Unicamp há cerca de 26 anos, sendo parte fundamental de sua infraestrutura corporativa de tecnologia da informação.

A nova versão traz diversas melhorias, como recursos aperfeiçoados de gerenciamento do ambiente como um todo, gerenciamento de custos, desenvolvimento de aplicativos, recuperação em caso de falhas, busca textual e maior velocidade de processamento.

Devido a requisitos de compatibilidade, foi realizada também a atualização dos sistemas operacionais dos servidores e dos ambientes de desenvolvimento e homologação de sistemas. O software Infosphere Federation Server, que permite a federação de dados entre ambientes distintos, também foi atualizado para a última versão disponível.

Segundo afirma Ronie Ramos de Oliveira, da equipe de gerenciamento de bancos de dados do CCUEC: "A IBM fornece e investe nesta solução corporativa de banco de dados há mais de quarenta anos e em todos os anos em que está em uso na Unicamp tem se mostrado uma solução confiável e robusta."

A equipe responsável pela manutenção do banco de dados IBM/DB2 tem desenvolvido esforços nos últimos anos para manter a versão do sistema o mais próximo possível da versão mais recente oferecida pelo fabricante. Além destes esforços, existe um grande empenho em estudar e avaliar recursos que possam contribuir para uma operação mais eficiente e segura, tais como clonagem de banco de dados e mecanismos para alta disponibilidade.

A relação completa dos recursos oferecidos pela versão 10.5 do banco de dados IBM/DB2 pode ser consultada no portal da empresa.