CCUEC conclui primeira etapa de migração das centrais telefônicas da Unicamp

A primeira etapa do projeto de modernização das centrais telefônicas (PABX) da Universidade foi concluída no dia 30 de maio pelo Centro de Computação da Unicamp (CCUEC). Conforme planejamento a ser executado em duas etapas, a conclusão da primeira fase foi o início da implementação da nova solução PABX através de substituição de 14 centrais por 11 novas. Nesta primeira etapa foram migrados 5.000 ramais, sendo que os 3.700 ramais remanescentes serão migrados na segunda fase do projeto. No total os campi de Barão Geraldo, Piracicaba, Limeira, Cotuca e CPQBA são atendidos por 8.700 ramais telefonicos.

A segunda etapa contemplará a substituição de mais 9 centrais com previsão para conclusão em dezembro de 2014. Segundo José Matheus Pinheiro, Diretor de Infraestrutura do CCUEC, a modernização desse parque é de vital importância para a operação ininterrupta da comunicação na Universidade. "As antigas centrais encontravam-se obsoletas e as peças de reposição, por sua vez, cada vez mais caras e raras no mercado. Aliado ao fato de que existe um número reduzido de profissionais especializados nestes equipamentos, o custo de manutenção vinha se tornando cada vez mais dispendioso e difícil."

Dentre as diversas atividades para prover soluções de TIC - Tecnologia de Informação e Comunicação - para apoio às unidades de ensino e demais órgãos da Universidade, a telefonia é um dos serviços essenciais que são oferecidos pelo CCUEC. "Após a fase de implementação da nova solução, partiremos para outro foco que será oferecer ao usuário mais funcionalidades com a implantação gradual da tecnologia VoIP (Voz sobre IP) que resultará na convergência entre a rede de dados e voz, pois com isso poderemos utilizar a mesma infraestrutura de cabeamento além das facilidades tecnológicas da computação para administrar a comunicação. Isso trará, mais adiante, benefícios aos usuários através de aparelhos mais modernos, abrindo a possibilidade de, por exemplo, fazer com que computadores e smartphones possam funcionar como ramais da rede Unicamp. Tudo isto aliado a uma redução de custos de manutenção da infraestrutura e centrais telefonicas" complementa José Matheus.

Para auxiliar os usuários durante a migração, o CCUEC publicou em seu portal os manuais para a configuração local de aparelhos digitais e analógicos.