Consulta de indicadores de produção intelectual do SIPEX e Web of Science

Em abril de 2014 entraram em funcionamento duas novas consultas aos indicadores de produção intelectual da Unicamp: o Sipex (Sistema de Informação de Pesquisa e Extensão da UNICAMP ) e o Web of Science UNICAMP (WoSUNICAMP).

As consultas às informações do Sipex e do WoSUNICAMP são de acesso público e integram os indicadores que compõem o Sistema de Dados Gerenciais da Unicamp S-Integra . Por meio destas novas facilidades, qualquer usuário poderá acompanhar a evolução das publicações realizadas pela universidade, tanto em termos das unidades acadêmicas quanto de seus pesquisadores.

Sipex - Indicadores de Produção Intelectual

O sistema Sipex oferece agora uma consulta aos Indicadores de Produção Intelectual.

Site do Sipex

Nesta consulta pode-se escolher a pesquisa por órgão ou por pesquisador. Caso a pessoa clique direto em buscar, serão recuperadas informações de "Anais e Artigos", de 6 anos atrás até o ano atual. Em "busca avançada" é possível escolher os tipos de produções desejadas e o período da publicação. A partir da escolha será possível averiguar graficamente os indicadores de produção intelectual da seleção realizada.

Sistema Sipex

De 3 a 4 abas são apresentadas, dependendo do tipo de busca:

1) Produção ( Exibição Gráfica de produção ):

•    Ao clicar em uma determinada barra do gráfico, serão exibidas as produções correspondentes;
  •    Ao clicar em uma legenda, as barras deste tipo serão ocultadas/exibidas;

2) Parcerias Institucionais : São as instituições que aquela unidade ou pesquisador tem parceria nas publicações de suas produções;

3) Pesquisadores Parceiros (Exclusivo para busca por pesquisador): São os pesquisadores que aquele pesquisador tem parceria nas publicações de suas produções;

4) Linhas de Pesquisas : São as linhas de pesquisa vinculadas às produções exibidas; Em Exibir Produções : Traz a lista completa das produções da unidade/período solicitados;

O sistema SIPEX possui suporte à identificação de documentos por meio do padrão DOI (Digital Object Identifier). Com este padrão é possivel localizar e acessar materiais na web, principalmente publicações em periódicos e obras protegidas por copyright, muitas das quais localizadas em bibliotecas virtuais. As produções que já possuirem um identificador DOI , além de visualmente possuirem uma imagem escrita DOI , já estão com o link para a produção em si.

WosUNICAMP: Web of Science Unicamp

O WosUNICAMP , além de permitir a consulta aos dados que compõem a avaliação institucional da Unicamp, possibilita também consultas aos indicadores de produção intelectual.

A partir da escolha de uma determinada unidade e período, é possível examinar graficamente os seus indicadores de produção intelectual.

O sistema disponibiliza quatro abas de navegação:

1) Produções (Exibição Gráfica de produção dos tipos "Artigo e Meeting Abstract"):

•     Ao clicar em uma determinada barra do gráfico, serão exibidas as produções correspondentes;
  •     Ao clicar em uma legenda (Artigo ou Meeting abstract), as barras deste tipo serão ocultadas/exibidas;Web of Science Unicamp2) Key Words : São as palavras chave, em inglês, das produções exibidas;Web of Science Unicamp3) Linhas de Pesquisas : São as áreas de pesquisa, em inglês, das produções exibidas;Web of Science Unicamp4) Lista de Produções : Traz a lista completa das produções da unidade/período solicitados;Web of Science Unicamp

As produções que possuem DOI , além de visualmente possuir uma imagem escrita "DOI", já estão com o link para a produção em si. A atualização dos dados do Web of Science (WoS) é diária

Web of Science

A base de dados Web of Science (WoS) contém informações bibliográficas publicadas nos periódicos indexados em diversas áreas do conhecimento.

A obtenção das produções do Web of Science é automatizada e ocorre diariamente através da utilização da tecnologia webservice fornecida pelo WoS. O Sipex busca as produções da semana atual e realiza a importação das informações (o processamento é programado para o período noturno, após o expediente).

Saiba mais: Obtendo arquivos do Web of Science.