CCUEC lança versão do aplicativo Unicamp Serviços para plataforma Apple iOS

Data de publicação

No dia 17 de outubro de 2013 o CCUEC disponibilizou na loja de aplicativos Apple, a versão para dispositivos Apple iOS do aplicativo Unicamp Serviços. O aplicativo, lançado inicialmente para a plataforma Android, pode agora ser instalado em iPads, iPhones e iPods, ampliando consideravelmente sua abrangência.

O aplicativo vem incorporando novos serviços com regularidade e pode ser usado hoje para obter, entre outras funcionalidades, informações sobre saldo do cartão (para estudantes), agendamentos de consultas no Centro de Saúde da Comunidade (Cecom), livros disponíveis nas bibliotecas, cardápio dos restaurantes, relação dos horários e linhas do circular interno, funções administrativas como seguro de acidentes pessoais em viagens internacionais e registro de preços para itens de TIC, bem como acesso às notícias do campus e ao Jornal da Unicamp.

A versão 1.10 para a plataforma Android já traz o recurso de geolocalização em que estão mapeados mais de 100 pontos de interesse dos campi de Barão Geraldo, Piracicaba, Limeira, Paulínia e regiao central de Campinas. Esta funcionalidade foi oferecida originalmente no aplicativo Unicamp de Portas Abertas como auxílio aos visitantes no evento de mesmo nome, realizado no dia 31 de agosto.

Para os usuários da plataforma IOS, só não estão disponíveis no momento o menu administrativo e a geolocalização, mas uma nova versão será liberada em breve já com estes recursos incorporados.

A nova versão trouxe também aperfeiçoamentos na forma de apresentação das notícias do campus (Jornal da Unicamp, agenda de eventos, teses do mês, portais CCUEC e UNICAMP) e as notícias são agora exibidas na própria janela do aplicativo.

O potencial de crescimento de funcionalidades é grande e negociações com diversos provedores de informação da Unicamp estão em curso para viabilizar novos recursos para o aplicativo.

O desenvolvimento do aplicativo Unicamp Serviços levou em consideração o perfil de seus usuários. Segundo avaliação realizada a partir dos acessos ao sistema acadêmico oriundos de dispositivos móveis, constatou-se que 53,17% dos acessos se originavam de dispositivos com o sistema Android, 44,73% eram de sistemas Apple iOS e 2,09% vinham de dispositivos com o sistema Windows Phone. Estes dados nos indicam que com o lançamento da versão para Apple iOS aproximadamente 98% da comunidade usuária estaria sendo atendida.

Desde seu lançamento o aplicativo Unicamp Serviços para a plataforma Android já teve aproximadamente 5.500 downloads, tendo sido avaliado por seus usuários com a nota 4.7 em um máximo de 5.

Downloads

Download aplicativo "Unicamp Serviços" para plataforma iOS
Download aplicativo "Unicamp Serviços" para plataforma Android

Tópicos da notícia