CCUEC implanta autenticação via LDAP para usuários do domínio @unicamp.br

A partir do dia 29 de outubro, os usuários do serviço de email corporativo administrado pelo CCUEC poderão fazer sua autenticação utilizando a senha do serviço de diretório (LDAP) da Unicamp. Esta senha é a mesma utilizada para acesso à rede sem fio, sistemas corporativos (como por exemplo o sistema acadêmico), serviço VPN e também a alguns serviços locais.

Esta iniciativa faz parte dos esforços do CCUEC para oferecer uma infraestrutura moderna a seus usuários. Para esta finalidade foram adquiridos 2 servidores HP DL385G7, com dois processadores Opteron 6212 de 2,6 GHz (16 núcleos de processamento), 64GB de memória e 2 discos SAS Nearline de 1 TB Hot-Swap para atuarem como servidores de mailboxes em ambiente de alta disponibilidade. O espaço de armazenamento dedicado a este serviço é de 5,6 TB, no equipamento Storage EMC CX3-80.

A quota em disco atual para docentes e funcionários é de 1 GB. No tocante aos alunos, a infraestrutura de correio eletrônico será integrada nesta migração com a nova estrutura recentemente adquirida, permitindo de imediato a elevação da cota de 100 MB para 200 MB. Os dois novos servidores adquiridos viabilizaram a união da infraestrutura de armazenamento dos dois serviços, que possuiam originalmente estruturas distintas. Esta integração irá facilitar a administração do serviço como um todo ao mesmo tempo em que oferecerá um melhor desempenho e confiabilidade, com alta disponibilidade. Estão planejados novos investimentos para viabilizar, no futuro próximo, a expansão da cota de email de docentes e funcionários para 3 GB. O plano de investimentos definido visa também oferecer a infraestrutura necessária para que novas unidades e órgãos hospedem seus serviços de correio eletrônico de forma centralizada, porém mantendo o esquema de endereçamento original, em que o nome da unidade é preservado no endereço eletrônico.

Além de autenticação centralizada e mais segura devido ao emprego de senhas criptografadas no serviço de diretório (LDAP), podemos destacar os benefícios nos serviços e funcionalidades que serão disponibilizados aos usuários, administradores e representantes das unidades e órgãos da Unicamp:

• Liberação e entrega de senha: no modelo atual, devido aos ambientes computacionais distintos (email e acesso a aplicativos), havia a necessidade de liberação e retirada de senha provisória ao criar um usuário e também após solicitar uma conta de e-mail. Segundo o novo modelo, este procedimento será realizado uma única vez ao criar um usuário e senha corporativa.
  • Troca de senha: diante da necessidade de trocar a senha, o usuário tinha que realizar a troca nos 2 ambientes, podendo assim confundir a senha para acesso nas aplicações Web e para acesso na conta de e-mail. A partir desta implantação a troca de senha será única e se aplicará aos dois ambientes (email e acesso a aplicativos).
  • Reativação de usuário e e-mail: a partir de agora os representantes de usuários precisarão reativar apenas o username corporativo, e a reativação será válida para todos os ambientes que se utilizam da autenticação via serviço de diretórios (LDAP).
  • Novas facilidades: será oferecido a partir da migração, de forma segura e com atualização direta ao serviço de diretório (LDAP), serviços de redirecionamento de email, criação de email alternativo (alias) e bloqueio de conta por suspeita de uso indevido.

Importante: caso não se lembre da senha de acesso aos serviços corporativos, procure o responsável pela entrega de senha da sua unidade e solicite uma senha provisória. Na sequência, troque-a por uma definitiva para acessar a sua conta de e-mail.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Célula de Atendimento ao Cliente (CAC), de 2ª a 6ª, das 9h às 17h, pessoalmente ou pelos telefones (19) 3521-2221 e (19) 3521-2222. É possível também enviar sua dúvida via formulário.