Aumento de velocidade e disponibilidade no acesso à Internet

O CCUEC disponibilizou à comunidade universitária novas conexões que trarão melhorias marcantes na forma como a Unicamp acessa e é acessada via Internet. A partir do mês de outubro, a Universidade passou a contar com uma capacidade de transmissão com a Internet de até 21 Gbps (Gigabits por segundos), além de conexões redundantes que aumentaram a disponibilidade do acesso.

Este produto foi obtido como resultado de objetivos definidos no Planejamento Estratégico do CCUEC. As ações foram divididas em três principais frentes:

• Atualizar os equipamentos que compõem o backbone da Rede UniNET, em busca de novas tecnologias e maior capacidade de transmissão;
  • Buscar alternativas de conexão com a Internet, em busca de maior desempenho e disponibilidade;
  • Transformar a Unicamp em um Sistema Autônomo, com relação à forma como trata seus prefixos de endereçamento IP na Internet.

Para que os objetivos finais fossem plenamente realizados, as três frentes foram tratadas paralelamente, pois de forma isolada nenhuma delas atingiria o resultado esperado.

A primeira frente foi tratada com a aquisição de novos roteadores para o backbone da Rede UniNET, cuja implantação já foi realizada nos dois nós de distribuição responsáveis pelo escoamento de todo tráfego Internet. A conclusão desse projeto deve ocorrer ainda no primeiro semestre de 2014, com a implantação dos demais roteadores.

A segunda frente foi viabilizada diante de uma parceria realizada com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa(RNP), que na época planejava uma nova conexão de 40Gbps entre Campinas e seu Ponto de Presença em São Paulo (PoP-SP), localizado na Universidade de São Paulo (USP). Na parceria firmada, a Unicamp (por intermédio do CCUEC) fornece toda a infraestrutura necessária para hospedar os equipamentos, além do apoio operacional necessário para manter o funcionamento da nova conexão. Durante 2013 foram realizadas todas as atividades, em conjunto com a RNP, que culminaram na instalação da nova conexão. Diante do estágio atual da implantação dos novos roteadores no backbone da Rede UniNET, a Unicamp pode se conectar à nova estrutura fornecida pela RNP por meio de duas conexões de 10Gbps, configuradas de forma redundante, a partir de pontos distintos de nosso backbone.

A terceira frente foi endereçada com o apoio da Rede ANSP, até aquele momento nossa única provedora de conexão com a Internet. A partir da obtenção junto ao Registro.BR de um ASN (Autonomous System Number) exclusivo para a Unicamp, foi possível definir e implantar uma nova política de roteamento, que nos trouxe autonomia para definir a forma como o tráfego da Unicamp seria tratado, permitindo inclusive que ambas conexões, via RNP e ANSP, fossem utilizadas paralelamente.

Conexão ao Projeto PTTMETRO

Quando tudo estava bem encaminhado, em direção aos objetivos pré-definidos, identificou-se uma nova possibilidade de melhoria para nosso cenário: a conexão ao PTTMetro.

O PTTMetro é uma iniciativa do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.BR), que visa criar a infraestrutura necessária para a interconexão de inúmeras redes que compõem a Internet Brasileira. Esses pontos de interconexão de redes comerciais e acadêmicas estão instalados em regiões metropolitanas do país, e são conhecidos como PTT - Pontos de Troca de Tráfego.

Na prática, a troca de tráfego realizada por participantes do PTT agiliza a comunicação e desonera os tradicionais meios de comunicação da Internet, pois permite uma conexão baseada num menor caminho, que por sua vez oferece uma menor latência de rede.

Em São Paulo, no PTT-SP, mais de 450 instituições, dentre elas provedores de serviços e universidades, participam desta iniciativa de troca de tráfego, entre as quais podemos destacar: UOL, Terra, Google, Facebook, USP, UNESP, UFScar, Globo.com, NET, Vivo, e muitas outras. A infraestrutura deste PTT é formada por uma série de Pontos de Interconexão de Redes(PIXes), dentre eles um PIX Acadêmico, localizado na USP.

O fato da USP hospedar tanto um PIX Acadêmico do PTT-SP quanto o Ponto de Presença da RNP, abriu a possibilidade para a conexão da Unicamp ao PTT, sendo essencial para nossas aspirações.

Situação atual e próximos passos
Após a implantação de todas as ações já descritas, o atual cenário de nosso trânsito Internet é o seguinte:

Situação atual

• Os roteadores do backbone da Rede UniNET responsáveis pelo escoamento do tráfego Internet (Nó CCUEC e Nó Central) estão conectados à Rede ANSP (por meio de conexões de 1Gbps) e à Rede RNP (por meio de conexões de 10Gbps);
  • pelo link com a ANSP, temos acesso as instituições conectadas a Rede ANSP e à Internet;
  • pelo link com a RNP, temos acesso as instituições conectadas a Rede RNP, ao PTT Metro e à Internet.

Como as ligações entre nossos roteadores e as redes da ANSP e RNP são redundantes, qualquer falha em uma das conexões será automaticamente suprida por uma das outras conexões existentes, aumentando a disponibilidade de nosso acesso a Internet.

Esta solução, que o CCUEC entrega a toda a comunidade universitária, faz parte de um novo paradigma de conectividade, em que a capilaridade de conexões é um diferencial para aqueles que utilizam a Internet como ferramenta de pesquisa e produtividade.

A partir desse momento, O CCUEC está em busca de novas oportunidades, dentre elas as conexões:

• à Rede Metropolitana de Campinas (RedeComep Campinas) uma iniciativa da RNP que já está em fase de implantação, com perspectiva de funcionamento até o final de 2013;
  • ao PTT-Campinas, o que melhorará ainda mais a relação da Unicamp com a Internet, principalmente aos usuários residenciais de Campinas e região, pois os principais provedores de acesso já figuram como participantes do PTT instalado em nossa cidade.

Em breve teremos novidades sobre ambos assuntos.