Dica do BITI - Libreoffice - Buscas Mais inteligentes com a extensão AltSearch

Data de publicação

Usuários acostumados com a linha de comando e usuários de editores de texto como vi e emacs, se sentem terrivelmente limitados ao usar o recurso equivalente de busca da suíte LibreOffice. A extensão AltSearch aumenta consideravelmente os recursos de busca disponíveis para os usuários.

Download

O primeiro passo é baixar a extensão, visitando o endereço http://extensions.services.openoffice.org/project/AltSearch

Nesta página procure pelo símbolo  GET IT e clique sobre ele para fazer o download da extensão.

Ao final do download, o arquivo AltSearch.oxt estará salvo em seu computador.

O próximo passo é instalar a extensão em seu computador. Abra a aba Ferramentas e selecione a opção Gerenciador de Extensão. Na tela que se abrirá em seguida, selecione a opção Adicionar no menu da parte inferior da tela. Para instalar a extensão basta abrir o arquivo baixado no passo anterior. Neste ponto é preciso reiniciar o aplicativo para que possamos começar a usá-lo. Ao reiniciar, aparecerá na barra de navegação um binóculo verde, no canto superior esquerdo.

Instalação

Vejamos agora algumas das funcionalidades desta extensão. Ao clicar sobre o binóculo, aparece a tela da extensão.

barra de navegação

As opções são muitas, leva algum tempo para se acostumar com todas as funcionalidades existentes. Procure, no topo da tela, pelo menu Search for:. Ao clicarmos sobre Regular, temos um novo menu:

Menu completo

 

Um recurso bem interessante, e que frequentemente realizado de forma manual, é a retirada de parágrafos em branco. Quem se acostumou a trabalhar com estilos não suporta documentos em que o autor usou o editor de textos como uma máquina de escrever, inserindo espaços com a tecla ENTER. Estes parágrafos vazios precisam ser retirados para facilitar a aplicação de estilos e formatar o documento da forma mais inteligente.

Ao selecionar a opção Series of Empty Paragraphs e selecionando a opção de substituição (Replace) como Non Breaking Space, as linhas em branco duplicadas serão substituídas por uma quebra lógica de linhas ou então por um único parágrafo (End of paragraph).

Como podemos ver pelo menu, os campos de busca e substituição utilizam expressões regulares. Com o tempo, pode-se até mesmo dispensar o uso do menu, digitando diretamente as expressões regulares desejadas nos campos apropriados.

Devido ao grande número de opções disponíveis, esta extensão pode intimidar os usuários iniciantes. O melhor enfoque é começar devagar, usando as opções mais comuns e com o tempo começar a explorar melhor os recursos oferecidos. Esta ferramenta, principalmente para trabalhar com textos longos, é um recurso extremamente útil e que vale a pena conhecer.

Tópicos da notícia