Modernização do serviço de transmissão de eventos ao vivo pela Internet

Data de publicação

No mês de maio de 2013 o CCUEC realizou a atualização do sistema que gerencia a transmissão de eventos via Internet. A primeira versão deste serviço, utilizando o software Adobe Flash Media Interactive Server, foi lançada em agosto de 2010.

Desde o seu lançamento em 2010, o sistema de transmissão de eventos ao vivo pela Internet teve ampla aceitação por parte das unidades e órgãos. São hoje 35 usuários, que utilizam este recurso para diversas finalidades, como transmissão de palestras, aulas, encontros, reuniões e os fóruns permanentes. Devido ao software não impor limitações quanto ao número de participantes, este serviço possibilitou o acesso às atividades da Unicamp, segundo dados de janeiro a junho de 2013, a participantes de cerca de 40 países. Embora a metade das conexões se originem do Brasil, os demais acessos se originam de países como Turquia, Arábia Saudita, Bolívia, Moçambique, Paraguai, China, Suécia, Noruega e vários outros.

A popularidade desta solução se baseia principalmente em sua facilidade de uso, visto que não é necessária a instalação de nenhum software adicional. A tecnologia utilizada requer apenas que o browser web ofereça suporte ao formato Flash, que é um formato presente por padrão na maioria dos browsers modernos. O fato de não haver limitações quanto ao número de conexões é também um fator importante, visto que não se nega acesso aos eventos a nenhum participante.

Augusto Fabiano Torres, do Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência (CLE) afirma: "A transmissão das atividades do CLE é uma ansiedade antiga. Fizemos várias experiências, utilizando de outras ferramentas para streaming, porém a solução atual é a que melhor se adequou à nossa necessidade pois consegue utilizar de uma estrutura barata e símples, conseguindo realizar transmissões de qualidade aos pesquisadores remotos ligados a esta unidade. Segundo Jorge Luís Calhau, Coordenador de Produção da Rádio e Televisão Unicamp, a nova versão trouxe melhorias significativas, particularmente no tocante à qualidade da imagem gerada.

O software de transmissão de eventos permite também, simultaneamente à transmissão, a gravação em disco rígido do evento, já no formato Flash, possibilitando sua imediata publicação, para visualização posterior, no portal Cameraweb da Unicamp, que já hospeda cerca de 3.000 vídeos produzidos na Unicamp.

A abertura de contas neste ambiente está disponível a todas as unidades e órgãos da Unicamp que tenham interesse no uso desta tecnologia. Para mais informações, visite o portal CCUEC e, no menu Serviços, selecione a opção Transmissão de eventos via Internet.

Tópicos da notícia