Acordo Unicamp-RNP viabiliza link de 40 Gbps para conexão à internet

Data de publicação

Em decorrência de negociações com a Anatel, a empresa Vivo cedeu gratuitamente alguns links de alta velocidade para instituições públicas de ensino e pesquisa em São Paulo por um período de cinco anos.Tais links estão sendo geridos pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), que os está incorporando ao seu backbone nacional.

A Unicamp, por meio da Coordenadoria de Tecnologia de Informação e Comunicação (CTIC), se candidatou a receber um destes links e foi contemplada com quatro enlaces de 10 Gbps cada. Como a Unicamp está coordenando a criação de uma rede metropolitana comunitária em Campinas (RedeComEP), que tem por objetivo interligar as principais instituições de ensino e pesquisa da região, este novo canal de 40 Gbps também servirá para levar o tráfego desta rede metropolitana até o ponto de presença (PoP) da RNP em São Paulo.

Esta nova velocidade de conexão abre um novo leque de possibilidades para todos os participantes da RedeComEP, que poderão propor e realizar novas pesquisas em tecnologias de rede que estão começando a surgir e que necessitam de um ambiente de alta velocidade para experimentações e testes sem comprometer o tráfego normal do dia a dia com a rede mundial, tão importante para a realização das atividades cotidianas de ensino, pesquisa e extensão.

Os enlaces de fibra ótica e os equipamentos para o novo canal já foram instalados na Unicamp e estão em fase de testes, prevendo-se a sua ativação definitiva para o próximo mês. A fim de propiciar uma maior garantia de continuidade dos serviços de internet, o atual link de 1 Gbps que liga a Unicamp à rede ANSP em São Paulo deverá ser mantido em funcionamento como reserva e como uma porta de saída alternativa para distribuição de tráfego, caso haja algum congestionamento ou outro problema na rede da RNP.

Tópicos da notícia