Como recuperar o acesso aos sistemas corporativos após esquecer a senha

Data de publicação

As senhas de acesso aos sistemas corporativos mantidos pelo CCUEC precisam ser trocadas segundo o perfil do usuário. A expiração ocorre para os usuários que não realizaram a troca da senha atual antes de atingir a data limite de uso. O ideal é que o usuário faça a troca de sua senha regularmente e antes da expiração, para obter maior segurança e garantir o acesso sem interrupções aos sistemas que utiliza.

Em caso de esquecimento da senha, o usuário pode solicitar uma nova sem precisar entrar em contato com o representante de usuários de sua unidade ou órgão, ou mesmo se locomover até o CCUEC. Este recurso é particularmente atraente para aqueles que precisam atualizar sua senha justamente quando estão fora da Unicamp. O sistema de administração de acesso poderá enviar a um e-mail alternativo e previamente cadastrado, um endereço de página web para que seja registrada uma nova senha.

Para maior segurança, recomenda-se que além do e-mail alternativo, também sejam cadastradas uma pergunta e uma resposta de segurança, ampliando desta forma as possibilidades de recuperação. Com o cadastramento desta pergunta e resposta, a qual deve ser conhecida apenas pelo usuário, o sistema tem condições de verificar se o solicitante da nova senha realmente é a pessoa autorizada.

O cadastramento do e-mail alternativo, da pergunta e da resposta de segurança pode ser feito através da opção "Adicionar informações para recuperar acesso à conta" disponível na página de administração de acesso a serviços corporativos (acessível desde http://www.ccuec.unicamp.br/ccuec/contas_sistemas).

Na mesma página de administração de acesso encontra-se uma opção para recuperação do acesso: "Recuperar acesso à conta (e-mail alternativo/pergunta e resposta)".

Se forem devidamente configurados pelo usuário, estes recursos poderão ser de grande ajuda nos momentos em que é necessário fazer uso de algum sistema corporativo, mas a senha não confere ou não é lembrada devidamente.

Para saber mais sobre como trocar a senha nos sistemas corporativos, consulte a página de ajuda do portal CCUEC.