Gerencie seu parque tecnológico com ferramentas livres

Data de publicação

O gerenciamento do acervo de informática de uma empresa pode se transformar rapidamente em um pesadelo de grandes dimensões. É preciso gerenciar o inventário, contratos de manutenção, chamadas de assistência técnica, configuração de hardware dos equipamentos, cronograma de manutenção preventiva e corretiva, enfim, uma grande quantidade de tarefas. Se estes registros forem feitos em sistemas diferentes e não integrados, a receita do pesadelo está pronta, pois será extremamente difícil conciliar todos os dados, ainda mais se forem gerenciados também por pessoas diferentes.

O ideal é centralizar todos estes controles sob um único sistema, com uma visão unificada e com níveis de acesso diferenciados. A ferramenta GLPI (Gestionnaire libre de parc informatique) tem exatamente esta finalidade. O projeto, liderado por Julien Dombre, Jean-Mathieu Doléans e Bazile Lebeau, foi criado em 2002 e celebrou em março de 2012, a marca de um milhão de downloads, o que indica a vitalidade e sucesso do projeto.

O sistema já foi integralmente traduzido para o português, o que facilita bastante a sua adoção e uso no Brasil. Além do português, o sistema já foi traduzido para 44 outros idiomas.

A tela principal do sistema nos permite vislumbrar seus principais recursos:

modelo 1

Podemos ver que existem opções para gerenciamento do inventário e da assistência técnica, além de ferramentas para administração e configuração do sistema.
No menu Inventário, são listados 10 itens:

modelo 2

O menu Assistência é voltado para as tarefas de manutenção em geral, como abertura de chamados, relato de problemas, acompanhamento das ocorrências, estatísticas e chamados recorrentes:

modelo 3

A quantidade de recursos disponíveis é enorme, mas podemos destacar a possibilidade de se criar usuários com perfis diferenciados (com visões particularizadas e permissões de acesso condizentes com seus papéis no sistema), criar notificações em eventos (tarefas recorrentes como estoque de material abaixo de um limiar e expiração de contratos e licenças) além de outras funcionalidades de grande utilidade.

Saiba mais

Documentação do sistema GLPI
Lista de recursos oferecidos
Sistema de demonstração
Fórum de usuários
Download do sistema