Backbone da Unicamp passará a 10 Gbps com novos equipamentos

Data de publicação

No dia 27 de julho, o CCUEC recebeu seis novos roteadores que irão expandir o backbone da rede da Unicamp (UniNet), rede principal à qual as redes das demais unidades se conectam. Cada roteador está preparado para trabalhar com interfaces de conexão nos padrões 10 GigabitEthernet e GigabitEthernet, suportando futuras expansões para os padrões 40 GigabitEthernet e 100 GigabitEthernet, além de possuírem fontes e módulos de gerência redundantes, visando uma maior garantia de funcionamento.

O projeto de implantação prevê a utilização do padrão 10GigabitEthernet para a interligação dos novos roteadores, mantendo a mesma estrutura de malha atualmente existente, onde cada roteador é conectado a pelo menos outros 2 roteadores, criando dessa forma uma redundância nos caminhos do backbone. Em um primeiro momento, as unidades serão conectadas ao backbone somente por meio do padrão GigabitEthernet, sendo que, nos próximos anos, de acordo com as demandas apresentadas e necessidades verificadas, serão aceitas conexões também no padrão 10 GigabitEthernet.

Dentre os benefícios esperados com a implantação dos novos roteadores, destacamos:

  • Maiores taxas de transmissão no backbone;
  • Maior oferta de interfaces no padrão GigabitEthernet, visando atender todas as unidades da Unicamp;
  • Melhor performance para trabalhar com protocolos emergentes, como o IPv6;
  • Maior oferta de protocolos sofisticados, como o MPLS (MultiProtocol Label Switching), muito útil para atender ambientes heterogêneos e distribuídos, como um campus universitário, aumentando a confiabilidade da rede e melhorando a qualidade dos serviços oferecidos.

O trabalho de implantação dos novos roteadores deve se estender pelos próximos meses, sendo que as próximas etapas são:

  • Capacitação sobre as novas funcionalidades presentes nesses roteadores (prevista para Outubro de 2012);
  • Planejamento da implantação (Novembro/2012);
  • Implantação dos novos equipamentos (previsão de início para Dezembro/2012 e término previsto para Fevereiro/2013).