Novo Portal da Unicamp: modernização no visual e na infraestrutura computacional

Data de publicação

O novo Portal Unicamp foi ao ar no dia 11 de abril de 2012. A Assessoria de Imprensa da Unicamp (ASCOM), responsável pelo Portal, contratou uma empresa externa para mudança no projeto gráfico do portal e o CCUEC ficou responsável pela atualização tecnológica da infraestrutura computacional sobre a qual se apoia este importante canal de comunicação da Unicamp com seu público.

Dentre estas medidas ressaltamos a modernização no gerenciamento das máquinas servidoras web com maior disponilibilidade dos recursos de processamento e armazenamento, além das melhorias indiretas propiciadas pelas atualizações dos principais softwares envolvidos, dentre eles o sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) Drupal, o ambiente da linguagem PHP e o servidor web Apache.

A Assessoria de Comunicação da Unicamp (ASCOM), com o auxílio de uma empresa externa, iniciou em 2011 um projeto que contemplou uma mudança profunda no layout e na estruturação da informação. Ao mesmo tempo, o CCUEC realizou uma atualização no software de gerenciamento de conteúdo, o CMS Drupal para garantir uma maior estabilidade e uma melhor qualidade dos serviços prestados pelo portal.

No tocante à infraestrutura computacional, coube ainda ao CCUEC a criação de um ambiente de homologação e a remodelagem da infraestrutura do ambiente de produção. Um ambiente de homologação tem por objetivo garantir que todas as mudanças efetuadas sejam amplamente testadas e validadas antes de serem liberadas em definitivo ao público. Adicionalmente, considerando-se que o Portal da Unicamp é um dos mais antigos do Brasil, tendo sido lançado em 1994, existia a preocupação de se compatibilizar os avanços da tecnologia garantindo o acesso não apenas ao conteúdo novo mas também ao histórico de todos estes anos.

Todos os requisitos das etapas de construção e testes de aplicação foram efetivados no ambiente de homologação. Essa infraestrutura foi também utilizada para os testes de outros sites hospedados no domínio www.unicamp.br. A nova versão do CMS Drupal exigiu a instalação de uma versão mais recente da linguagem de programação PHP e, por esta razão, todos os sites que utilizam esta linguagem precisaram passar por uma etapa de validação, o que exigiu o envolvimento de boa parte dos administradores dos websites da Unicamp.

No mesmo dia 11 de abril foi disponibilizada uma nova infraestrutura de produção para o portal. Ela contempla máquinas virtuais redimensionadas para atender às novas demandas de processamento e armazenamento de dados, além de prover facilidades de gerenciamento das máquinas virtuais por meio do software VMware vCenter e de prover recursos de alta disponibilidade via infraestutura física dos equipamentos de processamento tipo blade e de armazenamento em larga escala (storage).