Alunos e professores já podem usar o software Mathematica em seus computadores pessoais

A Unicamp possui um contrato de uso ilimitado do software Mathematica, firmado com a empresa Wolfram Research. O Mathematica pode efetuar cálculos numéricos, resolver expressões algébricas e diferenciais, efetuar manipulações simbólicas e gerar gráficos. O Mathematica possui uma linguagem de programação de alto nível que permite estender seu uso para várias áreas do conhecimento.

O contrato estabelece que o software pode ser instalado em qualquer máquina da Unicamp dedicada ao ensino e à pesquisa. Este contrato possui agora um adendo que permite a utilização do software em computadores domésticos de estudantes da Unicamp. O uso em computadores domésticos de docentes já era permitido anteriormente.

Existem duas maneiras de usar o software: com chaves flutuantes (com autenticação nos servidores de licenças da Unicamp) e com chaves fixas (para uso em computadores domésticos de docentes e estudantes). Após instalar o software, que pode ser baixado no site da empresa Wolfram, um servidor primário e um secundário de chaves de ativação precisam ser informados ao software instalado. Se um falhar, o software procura uma chave no outro. No caso da Unicamp, os servidores de chaves de ativação do Mathematica são: math1.unicamp.br e math2.unicamp.br.

Para obtenção de uma chave fixa, o docente interessado deverá preencher o Formulário de Solicitação de Ativação de Chave com os dados requeridos e aguardar o recebimento de mensagem por e-mail contendo a chave de ativação temporária e o link para acesso ao Portal de Usuário da Wolfram, onde é possível fazer o download do produto após registrar-se. Será necessária a aprovação pelo administrador do Portal para que a chave seja validada como permanente.

Os alunos interessados em instalar o software Mathematica em seus computadores pessoais, deverão preencher o formulário específico para estudantes da Unicamp. É importante ressaltar que o endereço eletrônico a ser utilizado deve ser o institucional (@dac.unicamp.br).

Além de aplicações em pesquisa, o Mathematica tem sido amplamente usado como ferramenta de auxílio ao ensino em diversas disciplinas de graduação e de pós-graduação. Com a disponibilização do software para uso doméstico também por alunos, espera-se que seu uso e adoção seja ainda mais facilitado.