Novo portal do CCUEC simplifica o acesso aos serviços de TIC

Novo portal do CCUEC simplifica o acesso aos serviços de TICO portal do Centro de Computação passou por uma atualização na sua estrutura e no seu conteúdo.

Para viabilizar este projeto, o CCUEC adotou o sistema de gerenciamento de conteúdo Drupal, que é a solução adotada pelo portal Unicamp desde sua última grande reformulação, em 2008. Além de ser uma solução para portais de alta qualidade, com exemplos de sucesso registrados em diversos países, o Drupal é distribuído sob a licença GNU versão 2, que garante aos seus usuários o direito de livre uso, modificação e distribuição.

O projeto de reformulação do portal CCUEC teve como principal objetivo simplificar as informações fornecidas e garantir ao usuário um rápido acesso à informação desejada. As informações foram organizadas de forma a disponibilizar tudo o que o usuário precisa saber sobre um determinado assunto numa única página. Ou seja, quando o usuário acessar a página referente a um serviço ou sistema, por exemplo, além da informação principal disponibilizada no corpo da página ele vai encontrar informações adicionais nos blocos Atendimento e Assuntos Relacionados, exibidos no lado direito da página. Desta forma, o usuário conseguirá encontrar, em um único lugar, tudo que precisa para saber mais sobre um serviço ou solicitar assistência.

Outra mudança importante que deve refletir positivamente tanto para o usuário que deseja solicitar um serviço, quanto para o profissional que vai atendê-lo, é que cada serviço possui o seu próprio formulário para envio de solicitações de serviço, bem como para envio de dúvidas. Desta forma, as solicitações e dúvidas são encaminhadas diretamente para o responsável pelo serviço (o usuário não precisa mais escolher entre várias opções ao solicitar um serviço).

No menu principal do portal são apresentadas as seguintes abas:

• Serviços: contém todos os serviços que o Centro de Computação presta para a Universidade. Os itens do menu que aparecem acompanhados por uma seta possuem sub-itens, ou seja, serviços a eles associados.
  • Atendimento ao usuário: traz informações de contato com o Serviço de Atendimento ao usuário e oferece um canal para que o usuário possa verificar o status das suas solicitações de serviços.
  • Sistemas: relaciona todos os sistemas de informação desenvolvidos e mantidos pelo Centro de Computação, trazendo links para páginas contendo informações mais detalhadas sobre cada um deles.
  • Projetos: Relaciona os projetos executados pelo CCUEC.
  • Institucional: Nesta aba encontram-se links para páginas contendo informações sobre a estrutura funcional do CCUEC, sua localização e informações para contato.

Na página principal estão exibidos também, em destaque, uma seleção de alguns dos serviços prestados pelo CCUEC, bem como notícias relacionadas aos projetos e atividades sendo desenvolvidas.

Com esta nova estruturação de informações relativas a TI e comunicações, a comunidade universitária poderá encontrar as informações e serviços que busca com maior facilidade, bem como contatar mais rapidamente os responsáveis pelos serviços de seu interesse para esclarecer questões específicas.