CCUEC melhora o controle de spam nas contas de email dos domínios @unicamp.br e @dac.unicamp.br

Data de publicação

Nos últimos meses o CCUEC vem adotando diversas medidas para reduzir o volume de mensagens não solicitadas (spam) recebidas e processadas pelos servidores de email corporativos da Unicamp (domínios @unicamp.br e @dac.unicamp.br). Em setembro de 2011, foi implantada uma mudança na forma de submissão de emails, seguindo recomendação do Comitê Gestor da Internet no Brasil.

Em novembro de 2011, foi implantada, para cada usuário autenticado, uma quota de 100 emails enviados por hora. Como um usuário normal raramente envia tal quantidade de emails neste período de tempo, esta medida visa impedir que as contas de email da universidade sejam utilizadas por spammers para a distribuição de suas mensagens ilícitas. Esta quota de mensagens por hora pode ser revista, caso necessário. A revisão se dá por meio de solicitação enviada ao Serviço de Atendimento ao Usuário do CCUEC.

A análise das mensagens para determinar sua legitimidade, é feita pelo software DSPAM, que é um filtro de spam probabilístico, escalável e de código livre, distribuído segundo a licença GPL, feito para sistemas multi-usuário. Embora seja impossível eliminar totalmente o recebimento de mensagens de spam, com este filtro é possível identificar corretamente de 99.5% a 99.95% das mensagens fraudulentas.

Ao invés de trabalhar a partir de uma lista de regras para identificar mensagens de spam, o mecanismo probabilístico utilizado examina o conteúdo de cada mensagem de uma base de spams conhecida e aprende a identificar o tipo de conteúdo assinalado como desejável ou indesejável. Este estilo de funcionamento, baseado no aprendizado, oferece níveis mais altos de acerto do que soluções baseadas em outras tecnologias, ao mesmo tempo em que exige menos recursos computacionais para o processamento.

O processo de treinamento do software DSPAM tomou por base um arquivo de mensagens de spam previamente coletados pelo CCUEC e este treinamento é atualizado a partir de uma base de dados disponível no site do projeto spamassassin, outra ferramenta utilizada pelo CCUEC no combate às mensagens indesejáveis.

Como o volume de mensagens processadas diariamente pelos servidores que atendem os domínios @unicamp.br e @dac.unicamp.br é muito alto, fez-se necessário também investir em equipamentos mais modernos e poderosos, para que a análise de todas as mensagens não trouxesse impactos de tempo para os usuários.

As medidas adotadas nos últimos meses contribuíram para uma significativa redução no número de mensagens de spam com destino aos usuários dos domínios @unicamp.br e @dac.unicamp.br. Com a implantação do mecanismo DSPAM, o número de mensagens de spam detectadas aumentou em 350%, diminuindo sensivelmente o tempo que os usuários têm que gastar filtrando este tipo de mensagens e permitindo um melhor aproveitamento do espaço de armazenamento em disco.