Processos decisórios na Unicamp são subsidiados por sistema disponibilizado pelo CCUEC

Sistemas informatizados são desenvolvidos com finalidades específicas, como por exemplo, realizar a matrícula e acompanhamento de alunos em sua trajetória acadêmica, cadastro de fornecedores, controle de acesso e cobrança de restaurantes e assim por diante. Com o tempo, tais sistemas acumulam uma grande quantidade de informações que, combinadas segundo alguns critérios, podem propiciar uma visão estratégica sobre aspectos vitais da administração, embasando a tomada de decisões.

Tradicionalmente, tais combinações são feitas com o desenvolvimento de novos aplicativos. Estes aplicativos, por sua vez, são também rígidos e oferecem apenas a visão originalmente solicitada. Para uma nova visão, uma nova aplicação. É evidente que este modelo, além de demorado, é impreciso e extremamente rígido. Estas combinações fundamentam um processo de decisão, e como tal, devem ser realizadas de forma ágil e imediata.

Um diferencial estratégico para o desenvolvimento e sucesso das organizações é a sua capacidade de coletar as informações, tratá-las de forma adequada, transformá-las em conhecimento e utilizar este conhecimento de forma eficaz, isto é, administrar a sua inteligência organizacional. Portanto, pode-se dizer que o principal diferencial entre uma organização e outra é sua capacidade de transformar os dados, contidos em seus processos, em informações e estas em conhecimentos, que se tornarão elementos de inteligência. Os dados podem ser obtidos a partir de diferentes sistemas, armazenados em bancos de dados distintos e sob nomenclaturas também distintas. O agrupamento de todos estes dados, criados em momentos e de formas diferentes, fornece uma visão gerencial de grande valor estratégico. Por exemplo, dados do sistema acadêmico podem ser combinados com dados do sistema de restaurantes, permitindo obter informações sobre ocupação dos restaurantes, sazonalidade, qual perfil de aluno utiliza com mais frequência as refeições servidas pela universidade, e assim por diante, em um grande número de combinações.

Para atender a esta necessidade, a indústria de informática desenvolveu um novo conceito de aplicativos, agrupados em uma nova categoria definida como sistemas de informações gerenciais, inteligência de negócios, ou business intelligence, que é um termo amplamente utilizado também no Brasil. Sob estes sistemas, os gestores podem combinar os dados segundo a ótica do negócio, e de forma intuitiva e interativa.

Ambiente de Informações Gerenciais da Unicamp

A Unicamp é uma universidade altamente informatizada, com centenas de processos automatizados e, consequentemente, um grande volume de dados. Estes dados, por sua vez, em sua grande maioria, ainda não estão disponíveis em um formato que permita que os gestores da universidade obtenham informações precisas e rápidas como subsídio ao processo decisório.

O CCUEC, por meio da plataforma IBM InfoSphere Warehouse, vem disponibilizando soluções de informações gerenciais para alguns setores da Unicamp. Dentre estes, podemos citar o sistema de contratos e convênios, desenvolvido para uso da Diretoria Geral de Administração (DGA), Biblioteca Central e Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM). A pedido do Hospital das Clínicas e da Assessoria de Planejamento (AEPLAN), foi desenvolvido um sistema de informações gerenciais com base nos dados de todos os restaurantes da universidade.

Estão em fase de estudos para futura implantação, sistemas gerenciais para uso de outras unidades da Unicamp.

Para mais informações sobre esta solução, entre em contato com a Divisão de Desenvolvimento de Sistemas do CCUEC, pelo email <fernando (a) ccuec unicamp br>.