Convênios Unicamp para aquisição de softwares

Softwares disponíveis para a comunidade universitária

A Unicamp, por intermédio do CCUEC/CTIC, tem firmado diversos acordos com empresas de software para aquisição de seus produtos com descontos significativos e disponibilização dos mesmos para a comunidade universitária. No último número do BITI foi destacado o convênio recentemente assinado com a Microsoft para compras de softwares com descontos pelo programa MS Academic Select e neste número serão tratados outros softwares.

Com a Adobe, o acordo firmado é denominado CLP - Cumulative License Program - e possibilita a aquisição de licença de produtos Adobe e Macromedia com nível 3 de descontos, que é o nível máximo oferecido pela empresa, podendo chegar a 70% em alguns casos. As aquisições devem ser feitas normalmente pelas áreas de compras das Unidades/Órgãos, não sendo necessária nenhuma intermediação da CTIC. Os compradores precisam apenas informar ao revendendor autorizado que a Unicamp é participante do CLP nível 3, para obter um orçamento já com os descontos.

Para a proteção contra vírus, especialmente em computadores pessoais, foi licitada, em agosto/2010, uma solução corporativa de software antivírus, com validade de dois anos. A solução vencedora foi a Kaspersky, tendo sido instalada em todos os computadores pertencentes à Unicamp (ou os cedidos em comodato). As licenças do software foram distribuídas pela CTIC/CCUEC aos administradores de redes dos órgãos/unidades mediante a assinatura de um Termo de Responsabilidade. Este software tem funcionalidades administrativas que permitem aos administradores de rede garantir que todas as cópias estão devidamente atualizadas com as últimas vacinas, além de dar a estes um controle maior do sistema na eventualidade de ocorrer uma infecção em larga escala.

O software de cálculos científicos Mathematica é usado em vários cursos nas áreas de exatas e tecnológicas e, pelos termos do contrato, pode ser instalado em qualquer máquina da Universidade dedicada a ensino e pesquisa ou em equipamentos domésticos pertencentes a docentes. O número de licenças contratado é ilimitado, o que permite que outras áreas de pesquisa e outros cursos passem a tirar proveito desta ferramenta que tem sido atualizada frequentemente.

Ainda na área científica, a Unicamp adquiriu licenças permanentes do software Origin, voltado para a análise de dados e criação de diversos tipos de gráficos. Pela opinião dos usuários deste produto, é possível inferir que ele traz uma série de facilidades para aqueles que extraem muitos dados de seus experimentos e precisam de uma ferramenta para analisá-los e visualizá-los de forma adequada. Este software foi adquirido por algumas unidades de ensino e pesquisa, com subsídios da Reitoria, o que exige que novos interessados em usá-lo tenham que arcar com parte do custo de aquisição.

Para saber mais sobre cada um dos softwares descritos a as condições de licenciamento especial para a Unicamp, consulte a aba Softwares no portal da CTIC.