Proteja seu computador e sua família de sítios maliciosos com o plugin WOT

Data de publicação

Ataques via Internet visam, em grande parte, o browser Web. Os atacantes procuram por falhas de segurança nos browsers para infiltrar software malicioso nos computadores. Estes softwares, por sua vez, podem roubar informações pessoais, induzir gastos desnecessários e até fazer com que seu computador sirva de ponte para ataques a outros computadores.

Os browsers mais visados são o Internet Explorer e o Firefox, que são hoje os mais populares. É recomendável usar sempre as versões mais recentes destes browsers e instalar as atualizações de segurança periodicamente publicadas pelos fabricantes. Mas mesmo assim ainda existe um risco, visto que as correções podem surgir apenas algum tempo depois que a falha tenha sido exposta. Atualizações de segurança para o browser Firefox são, tradicionalmente, lançadas mais rapidamente.

É uma tarefa gigantesca monitorar, dentre os milhões de sites existentes hoje na Internet, quais são os sites que distribuem programas maliciosos, mais conhecidos como malware. Para que um sistema de alerta desta magnitude seja possível, nada melhor do que contar com a ajuda dos próprios internautas.

Esta é a proposta dos desenvolvedores do serviço WOT. Os próprios usuários do software contribuem para a criação de um banco de dados indicando quais sites são seguros para navegar, fazer compras ou qualquer outra atividade. Os usuários podem registrar suas avaliações quanto aos sites que visitam. Estas impressões, por sua vez, são registradas em um banco de dados que é consultado por todos os usuários do serviço sempre que navegarem na Web. Sites suspeitos são sinalizados de forma bastante explícita. Recebe-se de imediato um alerta e um resumo da avaliação do site, como pode-se ver pela figura abaixo:

No caso acima, em que o sítio é classificado como de má reputação, o usuário tem então a opção de ignorar o aviso e visitar o site mesmo assim. Pode ocorrer que sites legítimos, por uma falha em sua configuração, sejam vítimas de malfeitores, que inserem código malicioso em suas páginas. Quando isto ocorre estes sites podem receber uma avaliação negativa e vir a integrar a lista de sites maliciosos. Entretanto, o mais seguro, quando não se conhece o site, ou quando se chegou até ele por meio de recomendação de um serviço de busca, é realmente seguir a recomendação e não prosseguir na navegação para o site.

Ao receber um alerta, para obter mais informações, deve-se clicar no botão Exibir Detalhes de Classificação e Comentários. Será exibida uma nova tela contendo a avaliação detalhada do site nos itens fidedignidade, privacidade, confiabilidade do forneceder e segurança para crianças. O indicativo da confiabilidade nestes itens pode ser mensurado através da intensidade da cor ao lado de cada um dos itens. Verde indica sites confiáveis e vermelho indica sites suspeitos ou perigosos.

Um último lembrete, para ter acesso completo a todas as funcionalidades oferecidas pelo WOT, é preciso realizar o cadastramento de um nome de usuário e uma senha. O serviço somente aceita o registro de relatos de usuários cadastrados em seu banco de dados. Como este é um serviço comunitário, quanto mais participantes se envolverem na avaliação dos sites, maior a segurança de todos.

O software é instalado como uma extensão e são oferecidas para download versões para os browsers Mozilla Firefox, Internet Explorer, Google Chrome, Safari e Opera.

Tópicos da notícia