Portal de relacionamento com ex-alunos é criado pelo SAE com o apoio da Inova, do CCUEC e da empresa Ujima

No dia 12 de abril, em solenidade realizada no auditório da DGA, foi feito o lançamento oficial da Rede Alumni Unicamp. Esta rede, gerenciada pelo Serviço de Apoio ao Estudante (SAE), foi desenvolvida em conjunto pela Agência de Inovação Inova Unicamp, Centro de Computação da Unicamp (CCUEC) e pela empresa parceira Ujima, incubada no Softex. A Ujima foi fundada e é gerenciada por ex-alunos da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da Unicamp (FEEC).

Esta inauguração marca a convergência de esforços de diversos órgãos da Unicamp, conduzidos ao longo de vários anos, para criar um espaço de relacionamento permanente com os ex-alunos da Unicamp. A evolução da tecnologia de redes sociais e o aperfeiçoamento da infraestrutura de TI da Unicamp viabilizaram uma solução que irá propiciar um ambiente estável, integrado e dinâmico para que os ex-alunos da Unicamp possam retomar contatos, tomar conhecimento de oportunidades de negócios e compartilhar conhecimentos, dentre outras atividades.

Um dos serviços que será disponibilizado gradativamente para os ex-alunos é o acesso vitalício ao sistema acadêmico gerido pela DAC para que os interessados possam obter documentos, como histórico escolar, por exemplo. O CCUEC criou um menu de serviços especial para os ex-alunos que acessarem o sistema acadêmico.

Além disso, atendendo uma determinação do ConTIC (Conselho de Tecnologia de Informação e Comunicação) da Unicamp, o CCUEC realizou diversos trabalhos para viabilizar a criação, para os alunos egressos, de endereços de e-mail vitalício no domínio ''@alumni.unicamp.br'', mantendo o mesmo nome de usuário que o aluno já usava antes de se graduar. Esta conta de e-mail funciona no modo de redirecionamento, desviando os e-mails recebidos para o endereço efetivamente usado e indicado pelos ex-alunos.

As informações dos alunos da Unicamp estão hoje disponíveis no serviço de diretório conhecido por LDAP (Lightweight Directory Access Protocol), mantido pelo CCUEC. Todos os alunos cadastrados neste sistema, ao concluirem seus cursos, terão automaticamente acesso ao novo portal Alumni da Unicamp e seus serviços.

Informações sobre os milhares de alunos que já passaram pela Unicamp estão sendo gradativamente consolidadas pelo CCUEC no sistema de diretórios LDAP, tendo como base não só os registros oficiais dos alunos já existentes, mas também os cadastros mais atualizados que muitos desses alunos já forneceram diretamente ao SAE por meio do software da empresa Ujima.

Além do desenvolvimento das aplicações que viabilizam os serviços acima descritos, o CCUEC também está participando com a hospedagem em seu datacenter do equipamento adquirido pelo SAE para abrigar o portal Alumni e seus serviços. Assim, o portal poderá contar não só com serviços do CCUEC de backup diário, mas também com os serviços de uma equipe de operadores trabalhando em regime 24x7 em ambiente protegido e de alta disponibilidade, com gerador próprio e sistema no-break, o que garante o funcionamento e a segurança dos dados mesmo quando ocorre alguma falta de energia.