Em trabalho conjunto, SIARQ, DGA e CCUEC melhoram as condições de uso do sistema de protocolo

Data de publicação

Por Mauro Wohnrath Januazelo

Está em curso atualmente no SIARQ um projeto para criação de uma nova versão, baseada na Web, do sistema de Protocolo da Unicamp, cujo desenvolvimento foi contratado junto a uma empresa externa. O novo sistema tem por objetivo atender tanto as demandas atuais como futuras para gestão de processos e de documentos e deverá incorporar várias funções ainda não existentes na versão atual.

Entretanto, o sistema atual de Protocolo tem experimentado nos últimos anos um grande crescimento em sua base de usuários. Este crescimento aumentou a carga sobre o hardware e software utilizados, que passou a trabalhar com um desempenho abaixo do desejado. Isto não permitiu que se esperasse a conclusão do novo sistema e, por esta razão, o SIARQ, a DGA e o CCUEC iniciaram um projeto conjunto e definiram um roteiro de trabalhos para migrar todo o sistema para um novo servidor com hardware e sistema operacional mais modernos. O objetivo foi de implementar melhorias no sistema que pudessem garantir um desempenho adequado às atividades diárias, permitindo assim que fossem atendidas as necessidades imediatas da Unicamp até que o novo sistema em desenvolvimento fique pronto.

Tratou-se de um grande desafio, visto que linguagem de programação, sistema operacional e banco de dados originais do sistema em uso eram muito antigos e não permitiam uma simples migração para um equipamento moderno, com um sistema operacional atualizado.

O projeto em conjunto foi um grande sucesso e o sistema de protocolo passou a funcionar em uma nova plataforma de hardware e de software que lhe deu um aumento em desempenho significativo.

O sistema operacional adotado foi o SO livre CentOS 64 bits, que tem como base o sistema GNU/Linux. A adoção de uma versão com 64 bits permitiu explorar com mais eficiência os recursos de hardware do novo servidor alocado para a tarefa. A nova versão removeu uma restrição importante da versão usada anteriormente, que limitava a 180 o número máximo de usuários conectados simultaneamente. Agora não existe mais esta limitação, o que irá proporcionar aos usuários uma maior facilidade de acesso.

Um dos fatores que viabilizou este projeto foi a disponibilidade na IBM de uma versão mais nova e compatível com o Linux do banco de dados Informix 4GL. Para que o sistema antigo pudesse fazer uso desta nova versão do banco de dados, foram necessárias diversas adequações, conduzidas pelas equipes do SIARQ e da DGA.

Tendo em vista o excelente resultado alcançado pelo CCUEC na migração de diversos servidores para uma infraestrutura baseada em máquinas virtualizadas e storage, optou-se por usar um servidor virtualizado também neste ambiente. Além da maior capacidade de memória do novo servidor, que conta com 8 GB de RAM, os recursos de segurança de dados e de alta disponibilidade garantem que o sistema possa se adequar rapidamente a uma carga maior de processamento quando necessário.

Os excelentes resultados da migração verificados pelos técnicos foram confirmados pelos usuários, conforme pode ser visto no seguinte relato da responsável pelo expediente do Gabinete do Reitor, Vanessa Stael Pelá:

Aqui no Expediente do Gabinete do Reitor também testamos o novo ambiente do sistema e até o momento só temos boas impressões. O sistema foi rápido em todas as funcionalidades testadas, com bom tempo de resposta e confiabilidade.

O Diretor da DAC, Antônio Faggiani, também se manifestou sobre o novo ambiente de protocolo com as seguintes palavras:

A DAC, como usuária assídua do Sistema de Protocolo, parabeniza o SIARQ pelo trabalho em conjunto com a DGA e CCUEC, nos disponibilizando um sistema mais ágil e versátil. Essas iniciativas e modernizações fazem com que lembremos que nossa Universidade é de primeira linha e consequentemente com profissionais à sua altura.

O grau de mudança no desempenho do sistema de protocolo no novo ambiente pode ser melhor compreendido por meio do relato de José Aparecido Calderaro, do próprio SIARQ. Ele relata que, na realização de suas atividades corriqueiras de encerramento, transferência e eliminação de processos, conseguia trabalhar com uma média de 50 processos diários. Porém, após a migração para o novo ambiente, este número saltou para algo em torno de 250 a 300 processos diários. Ele relata também que um relatório de processos eliminados, com uma média de 3000 registros, que tardava quase 1 hora para ser emitido, passou a levar apenas alguns segundos.

Finalmente, deve ser ressaltado que o sucesso alcançado neste esforço conjunto para tornar o software independente da antiga plataforma de hardware e software não dará apenas uma sobrevida com maior desempenho ao sistema de protocolo até que seja feita a sua substituição. Este trabalho em parceria poderá também servir de referência e motivação para outras iniciativas similares que possam ser necessárias no futuro.

Tópicos da notícia