Portal de vídeos Cameraweb fica mais rápido e suporta vídeos em alta definição

Data de publicação

No dia 13 de Janeiro de 2011, o portal de vídeos Cameraweb, foi migrado para uma nova estrutura computacional no CCUEC, baseada em processadores de alto desempenho e em um sistema de armazenamento de alta capacidade.

Nesta nova estrutura, o tempo de processamento para publicação de novos vídeos e o tempo de resposta para os visitantes do site foram reduzidos significativamente.

Adicionalmente, o portal de vídeos Cameraweb passou a suportar a publicação de vídeos em alta definição, no formato H464. O formato H464 suporta uma grande variedade de resoluções de vídeo. O formato mais comum, com 1920 pixels de resolução horizontal por 1080 linhas de resolução vertical, equivale à resolução de uma TV Full HD. As televisões tradicionais possuem apenas 480 linhas de resolução horizontal. Uma TV de alta definição, com 1080 linhas, possui 2.5 vezes mais linhas que uma TV tradicional e, consequentemente, proporciona uma melhor experiência de visualização. O formato H464 permite maior compressão sem perda de qualidade:

Segundo a página web Entenda os formatos dos filmes:

O H.264 utiliza a última inovação em tecnologia de compressão de vídeo para oferecer uma incrível qualidade a partir de uma menor quantidade de dados de vídeo. Isso significa que você assiste a vídeos com definição e clareza em arquivos muito menores, poupando largura de banda e custos de armazenamento, em comparação às gerações anteriores de codificadores de vídeo. O H.264 apresenta a mesma qualidade que o MPEG-2, com um terço ou metade de taxa de dados (...)

Para o visitante do Cameraweb nada muda, pois os vídeos são interpretados pelos mesmos visualizadores Flash usados anteriormente nos navegadores e não é necessária a instalação de nenhum software adicional.

A apresentação de vídeos em uma qualidade superior é especialmente importante em demonstrações usando a tela de computador, como podemos ver por meio dos vídeos criados pelo Professor Eduardo Paiva Okabe, da Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp, em Limeira. Na visualização destes vídeos em tela cheia, é possível acompanhar perfeitamente todos os passos seguidos na execução dos programas. Mais exemplos irão surgir em breve e acredita-se que futuramente os vídeos em alta definição sejam predominantes.

O serviço Cameraweb contabiliza, em janeiro de 2011, 49 usuários com permissão para publicar e 703 vídeos publicados. Na página principal do portal existem links que permitem ao visitante acompanhar os vídeos mais recentes, os vídeos mais populares, e também os vídeos sendo exibidos no momento.

A visualização do acervo do portal é livre e aberta a todos. A publicação de vídeos, entretanto, requer que o interessado seja docente ou funcionário da Unicamp, faça seu cadastro e concorde com os termos de uso do sistema e com a política de privacidade do portal. A política de privacidade explica em detalhes o tipo de informação coletada pelo sistema e para qual finalidade esta informação será usada. De forma resumida, esta coleta de informações tem como objetivo principal enriquecer a experiência de uso do portal, destacando os vídeos mais populares, as preferências dos usuários, os vídeos sendo exibidos no momento, dentre outras informações.

Para mais informações sobre o portal de vídeos Cameraweb, visite a página de orientações sobre o serviço, no portal do Centro de Computação.

Tópicos da notícia