Está mais fácil fazer backup de dados pessoais

Quem trabalha com informática frequentemente se depara com relatos de pessoas que perderam informações importantes, guardadas no disco rígido de seu computador pessoal. As empresas normalmente se esmeram em estabelecer políticas rígidas de backup de seus dados corporativos, mas é muito raro que algo semelhante seja desenvolvido para os computadores pessoais. Raramente os usuários de computadores se dão ao trabalho de criar cópias de segurança de seus dados pessoais. Mesmo aqueles que fazem backup, não conseguem estabelecer uma periodicidade neste procedimento que garanta uma cópia sempre atualizada de seus dados. Levando-se em conta que todo e qualquer equipamento de informática tem uma vida útil, a questão não é se os dados serão perdidos, mas quando. Na média pode-se esperar que um disco rígido comece a apresentar falhas a partir de seu terceiro ano de uso contínuo (sem desligar), ou até antes.

Existem soluções gratuitas e comerciais que permitem que este backup seja feito de forma automatizada nos equipamentos que tem conexão à internet. A ideia consiste, em geral, de uma pasta no computador cujo conteúdo é automaticamente sincronizado com um servidor remoto. A criação, alteração e remoção de arquivos desta pasta é feita normalmente pelo usuário sem necessidade de procedimentos especiais. Um programa cliente é instalado no computador para transferir, automaticamente, as mudanças realizadas na pasta de backup para o servidor do provedor escohido. Desta forma, além de garantir a integridade dos dados em caso de problemas no equipamento, é possível acessar estes dados a partir de qualquer computador conectado à Internet, usando apenas um browser Web. Os dados estarão à disposição em qualquer computador conectado à Internet, desde que uma senha seja apresentada corretamente.

Alguns provedores oferecem um espaço para utilização sem custo, geralmente de 2 GB, o que permite que o usuário experimente o serviço e, caso necessário, opte mais tarde por um dos planos pagos caso suas necessidades de armazenamento sejam maiores. A seguir são apresentados alguns exemplos.

O serviço Ubuntu One oferece gratuitamente um espaço de armazenamento de 2 GB. Para acrescentar 20 GB ao espaço disponível a taxa mensal é de U$ 2.99 (dados de janeiro de 2011). Se o período contratado for de 12 meses, o valor total fica em U$ 29,00, o que dá dois meses gratuitos. O serviço Ubuntu One oferece clientes para sistemas Linux, Windows (em fase de testes) e dispositivos móveis (iPhone e Android).

Um outro provedor destes serviços, DropBox, oferece também, gratuitamente, um espaço de 2 GB. Este espaço gratuito de armazenamento pode ser aumentado em incrementos de 250 MB, até o máximo de 8 GB, a cada pessoa que for convidada pelo usuário e que aceitar se associar ao DropBox, o que eleva substancialmente o espaço disponível. A versão paga do serviço DropBox oferece um espaço de armazenamento de 50 GB, ao custo de U$ 9.99 ao mês ou U$ 99.00 dólares pelo período de um ano, também com dois meses gratuitos. O serviço Dropbox oferece clientes para sistemas Linux, Windows, Mac e dispositivos móveis (iPad, iPhone, BlackBerry e Android).

O provedor NovaDrive oferece um serviço similar e o usuário tem um período de trinta dias para testar e avaliar suas funcionalidades. Após expirado o período de avaliação, o usuário deve optar por um dos planos pagos.

Um espaço de 2 GB certamente não conseguirá abrigar todos os seus arquivos, mas pode ser uma alternativa viável para guardar os documentos mais importantes. Basta salvar estes arquivos mais importantes na pasta que é monitorada pelo serviço de backup escolhido. No caso do serviço DropBox, esta pasta chama-se também DropBox. Para o serviço Ubuntu One esta pasta chama-se também Ubuntu One. Uma vez configurado o serviço, seu uso no dia a dia é totalmente transparente.