Mais rapidez e confiabilidade na nova infraestrutura computacional do ambiente Ensino Aberto

Data de publicação

Por Paulo Sérgio de Moraes e Mauro Wohnrath Januazelo

No mês de novembro, o CCUEC realizou a migração das quatro servidoras que integram o projeto Ensino Aberto para uma nova infraestrutura computacional baseada em máquinas virtuais e em hardware de alto desempenho. O projeto Ensino Aberto foi inaugurado durante a gestão do Prof. Carlos Henrique Brito Cruz, sob a coordenação da Pró-Reitor de Graduação, Prof. José Luiz Boldrini.

O objetivo maior deste projeto era disponibilizar, de forma automática, um ambiente computacional de apoio para todas as disciplinas/turmas de graduação, independente de solicitação específica por parte do docente responsável. Desde seu lançamento, no primeiro semestre de 2003, com 12 disciplinas ativas, o sistema tem contado com aceitação crescente por parte da comunidade acadêmica e conta hoje, no 2º semestre de 2010, com 1095 disciplinas ativas.

Além de oferecer um ambiente virtual de apoio à aprendizagem para todas as disciplinas e turmas de graduação, o sistema oferece uma facilidade adicional aos docentes que é a importação do material didático desenvolvido em semestres anteriores. Todo o material criado desde 2003 continua disponível para importação nas novas disciplinas.

Por conta de sua crescente aceitação e do crescimento da demanda por recursos computacionais, o sistema passou por uma atualização de toda a infraestrutura. Foi feita a migração do sistema, originalmente instalado em quatro computadores distintos, para um ambiente virtualizado, com maior poder de processamento e memória, contando, no conjunto, com 6GB de RAM e 5 processadores.

A substituição de máquinas físicas por máquinas virtuais representa um ganho significativo nas possibilidades de gerenciamento de todo o ambiente, permitindo a rápida recuperação em caso de falhas e também a alocação de recursos computacionais adicionais nos períodos de maior demanda.

O ambiente Ensino Aberto está hoje sob a responsabilidade do Grupo Gestor de Tecnologias Educacionais, que realizou diversos testes e homologou a nova infraestrutura antes de disponibilizá-la para a comunidade.

Para saber mais sobre a tecnologia de virtualização consulte o artigo "Virtualização corporativa e para uso pessoal". Leia também o artigo "CCUEC implanta nova infraestrutura tecnológica para o Programa RedeFor na Unicamp", em que é descrito o ambiente com servidores virtualizados para o Programa RedeFor.

 

Tópicos da notícia