CCUEC implanta nova infraestrutura tecnológica para o Programa RedeFor na Unicamp

Além do trabalho realizado na preparação da infraestrutura computacional, o CCUEC fez a adequação dos sistemas acadêmicos para viabilizar a inscrição, aprovação e matrícula dos 4050 alunos indicados pela Secretaria Estadual de Ensino de São Paulo. Alguns módulos do novo Sistema de Informações de Gestão Acadêmica (SIGA), em desenvolvimento, foram adaptados para permitir seu uso dentro dos requisitos do programa RedeFor. Também foram desenvolvidas funcionalidades novas neste sistema, como o upload de fotos e de diploma de candidatos/alunos, a impressão da declaração de matrícula nestes cursos e a consulta da autenticidade desta declaração.

Nos últimos anos, com o objetivo de aperfeiçoar e simplificar a administração de sua estrutura computacional, o CCUEC tem investido em tecnologias de virtualização e storage de dados. A virtualização de sistemas é uma tendência mundial em centros modernos de processamento de dados. Em uma definição livre, virtualização é o processo de executar vários sistemas operacionais em máquinas virtuais criadas em um único equipamento. Uma máquina virtual é um ambiente operacional completo que se comporta como se fosse um computador real e independente. Com a virtualização um servidor pode manter vários sistemas operacionais em uso e ganha-se em agilidade e segurança, além de se tirar melhor proveito do mesmo. Os recursos computacionais podem ser alocados conforme necessário, permitindo que o espaço em disco ou em memória e a capacidade de processamento sejam ajustados dinamicamente. Em períodos de pico, como nas datas de entrega de trabalhos pelos alunos, geralmente ocorrem sobrecargas. Em ambientes tradicionais, em que todo o sistema é hospedado em um computador real, pouco pode ser feito para oferecer aos usuários mais recursos computacionais para lidar com uma eventual carga adicional. Já em sistemas virtualizados, os recursos computacionais necessários para melhoria de desempenho podem ser alocados dinâmica e imediatamente, sem interrupção do serviço. A virtualização permite também que se configure o ambiente para trabalhar em modo de alta disponibilidade. Em caso de falha de qualquer dos componentes, as máquinas virtuais são migradas automaticamente para um outro hardware. Desta forma garante-se o funcionamento praticamente ininterrupto do ambiente e quaisquer falhas são sanadas, na maioria das vezes, sem que o usuário final tenha conhecimento.

Com base nesta experiência bem sucedida em virtualização, o CCUEC realizou a concepção, instalação e administra hoje o ambiente computacional de apoio ao programa RedeFor. Neste contexto, foi necessária uma expansão do ambiente computacional existente, consistindo na aquisição de novas lâminas (ou servidores) do tipo BladeCenter-H da IBM e de novos discos para expandir a solução de storage corporativo do CCUEC, baseado no equipamento EMC-Clarion CX3-80.

Por meio da tecnologia de virtualização VMWare (VMWare Infrastructure), foram criadas inicialmente para o programa Redefor cinco máquinas virtuais, cada uma delas com quatro processadores virtuais, 4 GB de memória RAM, 170 GB de espaço em disco, e interface de rede com capacidade de 1 GB/s. Com esta configuração procurou-se garantir um ambiente com alto poder de processamento e com grande capacidade de entrada e saída de dados via rede. O ambiente foi também configurado para trabalhar em modo de alta disponibilidade, de forma a assegurar o funcionamento do ambiente mesmo em caso de eventuais falhas. As cinco disciplinas oferecidas inicialmente no curso estão distribuidas por três destes servidores, sendo que os demais servidores são utilizados para desenvolvimento do material didático.

Informações adicionais sobre o projeto RedeFor e sobre o ambiente de virtualização do CCUEC podem ser encontradas nas referências abaixo.

Veja o diagrama da infraestrutura computacional criada para o Programa RedeFor na Unicamp.