CCUEC disponibiliza novo portal de hospedagem de vídeos mais rápido, abrangente e fácil de usar

O CCUEC mantém, desde 1999, um portal de vídeos contendo diversos eventos, palestras, cursos e outros. Grande parte do conteúdo original foi criado a partir de transmissões de eventos ao vivo, realizadas por diversas unidades da Unicamp. Este conteúdo era armazenado no portal, para visualização posterior, utilizando o formato Real Media.

Em um projeto iniciado em 2010, com o intuito de prover mecanismos de fácil uso e ágeis para que a comunidade da Unicamp pudesse publicar seus vídeos, todo o site foi migrado para o sistema ClipBucket, que é um software de livre uso e distribuído segundo a licença GPL. Segundo os termos desta licença, o sistema pode ser usado, modificado e redistribuído livremente, sem ônus de qualquer espécie.

A instalação do sistema na Unicamp requereu a tradução de toda a interface, visto que ainda não havia uma tradução completa para a língua portuguesa. Finalizada a tradução, adaptação da interface e logotipos, o sistema foi liberado para uso aos usuários da Faculdade de Educação, Faculdade de Ciências Médicas, Faculdade de Engenharia Elétrica, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, RTV Unicamp e para o Programa RedeFor na Unicamp. A partir de novembro o sistema será então aberto ao cadastramento de contas de novos usuários.

Para o lançamento do portal, foi realizada a conversão de aproximadamente 370 vídeos no formato RealMedia para o formato Flash Video. O formato Flash Video, principalmente depois do aparecimento do Youtube, se popularizou enormemente na Internet. A taxa de compressão obtida neste formato é, na maioria dos casos, equivalente àquela obtida com o formato Real Media. Como a grande maioria dos browsers web modernos oferece suporte ao formato Flash Video, os vídeos podem ser assistidos diretamente a partir do próprio browser, sem a necessidade de instalação de visualizadores externos, como ocorre na exibição de vídeos no formato Real Media.

Com o material acrescentado durante o período de testes, o sistema contabiliza, em outubro de 2010, 496 vídeos publicados. Faz parte do acervo, dentre outros, a palestra A História da Unicamp, ministrada por Eustáquio Gomes, em 2006, no auditório do Centro de Computação. O vídeo mais exibido até o momento faz parte do acervo criado para o programa RedeFor na Unicamp. Neste vídeo a Professora Márcia Abreu, do Instituto de Estudos da Linguagem — IEL, faz a apresentação da disciplina Literatura, Leitura e Ensino.

O novo sistema possui ferramentas semelhantes às oferecidas por portais como Youtube, Blip.tv e outros, que permitem criação de listas de favoritos, publicação de recomendações em redes sociais como Twitter e Facebook, um sistema de busca que permite localizar os vídeos por autores, palavras chave ou categorias, além de permitir o agrupamento dos vídeos segundo tópicos. O visitante do portal pode ver quais vídeos estão sendo exibidos no momento, os vídeos mais populares e os vídeos mais recentes acrescentados ao acervo. Os visitantes podem também publicar seus comentários sobre os vídeos do portal. Além disto, o sistema oferece também recursos de conversão de formatos. Vídeos nos formatos wmv, avi, divx, 3gp, mov, mpeg, mpg, rm, xvid, flv, asf, dat e mp4 são automaticamente convertidos para o formato Flash Video (flv) durante o processo de publicação.

Imagem do portal Cameraweb

As regras de uso do portal foram definidas pelo Conselho de Tecnologia de Informação e Comunicação da Unicamp — ConTIC — como mostrado a seguir:

• O sistema CameraWeb — CCUEC e seus usuários são regidos pela Resolução GR 05/2005 de 17/01/2005, que estabelece as normas e procedimentos para o uso dos recursos de tecnologia da informação e comunicação da Universidade Estadual de Campinas.
  • Podem solicitar abertura de conta para publicação de material neste sistema os docentes e funcionários da Unicamp.
  • O material publicado deve ter a finalidade de promover atividades acadêmicas, administrativas e de divulgação da Unicamp.

A visualização do acervo do portal é livre e aberta a todos. A publicação de vídeos, entretanto, requer que o usuário faça seu cadastro no sistema e concorde com os termos de uso do sistema e com a política de privacidade do portal. A política de privacidade explica em detalhes o tipo de informação coletada pelo sistema e para qual finalidade esta informação será usada. De forma resumida, esta coleta de informações tem como objetivo principal enriquecer a experiência de uso do portal, destacando os vídeos mais populares, as preferências dos usuários, os vídeos sendo exibidos no momento, dentre outras informações.

Saiba como solicitar a abertura de áreas em Criação de Áreas no Portal de Publicação de Vídeos Cameraweb — CCUEC.