Transmissões do Circuito Interno de TV da Unicamp são feitas sobre a rede de dados

Em notícia publicada no portal da Unicamp no dia 30 de julho de 2010, foi divulgado o início das operações do circuito interno de TV da Unicamp, que já vem operando em caráter experimental há alguns meses.

Uma parceria entre PREAC/RTV e PRDU/CCUEC resultou na instalação de vários pontos de recepção de sinal IPTV pelo campus de Barão Geraldo, os quais estão em operação contínua, recebendo as transmissões feitas pela RTV Unicamp. Os pontos foram escolhidos em locais de maior público, a fim de aumentar a divulgação dos programas da RTV, que já transmite regularmente pelo canal 25 da TV por assinatura NET. O projeto, financiado pela PREAC, foi iniciado há cerca de um ano atrás e já está com todos os equipamentos e acessórios adquiridos, faltando poucos pontos para entrar em operação. A transmissão é feita em modo multicast pelo backbone da rede da Unicamp (Uninet), o que evita transmissões reduntantes e sobrepostas e diminui a demanda por banda de transmissão.

Este circuito interno funciona utilizando a tecnologia IPTV, ou seja, o sinal de TV usa o protocolo IP (Internet Protocol) sobre a mesma rede de dados utilizada pelos computadores da universidade. Pela facilidade da rede da universidade (UniNet) permear todos os órgãos e unidades e possuir uma infra estrutura estável e confiável, optou-se pela adoção desta tecnologia.

Estão planejados inicialmente 25 pontos de recepção no campus de Barão Geraldo, com possibilidade de expansão para outros campi no futuro. O diagrama a seguir ilustra parcialmente a estrutura de redes usada pelo Circuito Interno de TV da Unicamp.

Diagrama de conexão de fibras ópticas

A utilização de uma rede IP para oferecer serviços de IPTV aos usuários está em amplo crescimento no mundo. Entre os principais provedores de serviço já em operação estão as empresas PCCW, de Hong Kong, FastWeb, da Itália e Telefonica, da Espanha. Mas uma busca pela internet mostra que há um grande número de novos provedores surgindo a cada dia. Diversos fabricantes de hardware e software estão investindo nessa tecnologia e criando soluções para prover QoE (Quality of Experience) e QoS (Quality of Service).

Como funciona a TV sobre a Internet

A transmissão do sinal de TV sobre a Internet utiliza uma rede de dados, geralmente baseada nos protocolos TCP/IP, para transportar de forma controlada e com qualidade, os sinais de áudio e vídeo digitalizados e disponibilizados aos usuários.

O funcionamento se resume em um conteúdo, como por exemplo um filme em DVD, que é digitalizado por um equipamento chamado encoder. Encoders são equipamentos que possuem a função de transformar o conteúdo em pacotes de dados e transmiti-los em uma rede. Uma vez que os dados estejam circulando na rede é possível assistir ao conteúdo transmitido através de aplicativo de computador que receba streaming de vídeo ou, utilizando um decoder, disponibilizá-lo em uma TV comum.

Quando se transmite um conteúdo como este temos que garantir que o que se transmite é o que o usuário esteja recebendo. Para isto existem mecanismos no BackBone da Unicamp que contribuem para que o usuário tenha acesso ao conteúdo com qualidade. Outro recurso utilizado neste serviço é a adoção de endereçamento multicast para a difusão na rede. O multicast é uma técnica de endereçamento IP que possibilita que uma transmissão de dados na rede seja recebida apenas pelos usuários interessados. Uma outra característica do seu funcionamento é que não importa quantos usuários estejam sendo atendidos com a transmissão, ela somente irá consumir uma banda relativa a apenas um único usuário, economizando assim recursos de rede.