CCUEC disponibiliza solução para transmissão de eventos ao vivo pela Internet

Data de publicação

O CCUEC acaba de disponibilizar para a comunidade acadêmica um novo sistema para transmissão de eventos ao vivo via Internet baseado em software da Adobe e na tecnologia Flash, a mesma utilizada nos vídeos do YouTube. O sistema anterior era baseado em uma versão antiga do software Real Player, da empresa RealNetworks, e oferecia uma banda total de 4 Mbps distribuída entre o número de conexões existentes. Para transmissões de boa qualidade, a 256 Kbps, poderiam ser criadas apenas 20 conexões, ou seja, somente 20 computadores poderiam receber simultaneamente uma transmissão de melhor qualidade. O novo sistema não impõe restrições ao número de conexões, viabilizando a realização de eventos de maior escala. O fator limitante deixou de ser o software e passou a ser a capacidade da rede.

A transmissão de eventos ao vivo via Internet se dá por meio de uma câmera de vídeo conectada a um computador equipado com uma placa de captura de vídeo e um software para fazer a codificação do vídeo. O vídeo codificado, por sua vez, é enviado a um servidor web instalado no CCUEC que possui o software de transmissão (em nosso caso, o software Adobe Flash Media Interactive Server). Para assistirem a transmissão, os computadores clientes só precisam fazer uma conexão ao servidor web. O diagrama a seguir ilustra todo o processo.

Diagrama

 

Este serviço está em operação, em caráter experimental, junto à Faculdade de Educação e à Faculdade de Ciências Médicas desde janeiro de 2010. Segundo avaliação do engenheiro Gilberto Oliani, responsável pelo setor de Vídeo Conferência da Faculdade de Educação, os resultados têm sido muito bons:

Estamos utilizando o serviço de streaming disponibilizado pelo CCUEC com o Flash em diversos eventos realizados por meio da videoconferência da Faculdade de Educação da Unicamp. Desde o início do ano, estamos transmitindo as aulas de uma disciplina ministrada pela Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) da Unicamp e pela Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto (FMURP) com transmissão do streaming para a Fiocruz de Salvador. O tempo de latência entre a geração do vídeo na FE e recepção do mesmo na Fiocruz, é de 3 (três) segundos. Temos tido feedback que a qualidade da imagem e do áudio está excelente. Quando utilizávamos o Real Player, o tempo de latência era de 40 a 60 segundos, medidos em diversas situações, o que dificultava a interação em tempo real dos participantes a distância. A redução do tempo de recepção para 3 segundos, proporciona a interação por meio do MSN com os participantes que assistem o vídeo praticamente em tempo real. Isto possibilita que universidades que não dispõem de equipamentos de videoconferência participem de eventos por meio do streaming e MSN.

A Faculdade de Educação da Unicamp possui uma página a partir da qual podem ser acompanhados os eventos transmitidos regularmente.

Página de streaming da FE

 

Solicitação do Serviço

Este serviço já está aberto à comunidade da Unicamp para transmissão de eventos ligados ao ensino, pesquisa, extensão e atividades administrativas.

O pedido deverá ser encaminhado pelo responsável pela administração de redes da unidade ou órgão. Esta mesma pessoa será também a responsável junto ao CCUEC pelo o encaminhamento de todas as questões técnicas envolvidas na configuração e uso do serviço.

Para ter acesso ao serviço, os interessados deverão solicitar ao CCUEC a abertura de uma conta no servidor Cameraweb CCUEC. Esta solicitação é feita diretamente no site do CCUEC.

Mais informações poderão ser obtidas na Célula de Atendimento ao Cliente - CAC, pelos ramais 1-2221, 1-2222.

Tópicos da notícia