CCUEC moderniza os serviços de videoconferência

Com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços de videoconferência, o CCUEC adquiriu um novo equipamento que, entre outros recursos, permite a conexão com até quatro localidades remotas. O serviço utilizava, desde quando foi inaugurado no dia 13 de novembro de 2001, por meio de uma videoconferência realizada com a Universidade de Harvard, uma solução que permitia apenas conexões ponto a ponto.

O novo equipamento, da marca Polycom HDX 7002 XLP, possui uma câmera de alta definição, com resolução de 1280 x 720 pixels, e pode transmitir até 30 quadros por segundo em chamadas com velocidades entre 832 kbps e 2 Mbps, aliado a um sistema de som estéreo de alta qualidade. Mesmo em condições nas quais não se consiga obter velocidades elevadas de conexão, este novo equipamento consegue oferecer resoluções de qualidade superior às oferecidas pelo equipamento anterior. Entretanto, o maior diferencial em relação a esta solução é a possibilidade de conexão a múltiplas localidades, permitindo maior flexibilidade e participação.

Complementando os trabalhos de melhoria deste ambiente, foi feita também uma reforma nas instalações, com a troca de todo o piso da sala, o que deve proporcionar mais conforto aos usuários.

Este serviço é oferecido pelo CCUEC, em dias úteis, no horário das 9h00 às 17h00. Para conexões utilizando o protocolo IP, ou seja, através da Internet, o serviço é oferecido gratuitamente. Além desta forma, existe também a possibilidade de se fazer conexões utilizando linhas telefônicas digitais exclusivas (tipo ISDN).

Para conexões ISDN originadas da Unicamp existe um custo de ligação, que deverá ser assumido pela unidade solicitante. Não existe custo para conexões ISDN originadas remotamente.

Os interessados em utilizar este serviço podem fazê-lo através da página de requisição de serviços no portal do CCUEC.